Advogada Haydée Paixão toma posse como nova procuradora jurídica do ILABANTU/Nzo Tumbansi

Itapecerica da Serra/SP – Inscrita na OAB SP sob número 352.521, a advogada Haydée Paixão Fiorino (foto), de Uambulu N`Sema (Bamburucema), assumiu como nova Procuradora Jurídica Nacional do ILABANTU e consequentemente da área jurídica do Nzo Tumbansi Tua Nzambi Ngana Kavungu, terreiro de candomblé congo angola. O ato acontecerá na sede da Instituição, a Rodovia Armando Salles, 5205, Recreio Campestre, Itapecerica da Serra, região metropolitana oeste da Grande São Paulo.

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica paulista e com segunda graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, ex-estagiária de direito na Defensoria Pública do Estado de São Paulo na área Criminal e no Núcleo de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito. Também atuou como Coordenadora Adjunta do Grupo de Pesquisa “Ciências Criminais e Direitos Humanos” do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM. Haydée, além de ser uma mulher de candomblé, possui experiência nos seguintes temas: direitos humanos, direito penal, criminologia, racismo, antropologia do direito, sociologia e direitos dos povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas, advogada engajada em demandas dos movimentos sociais e agora integra o time liderado pelo Tata Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno.

A Kimwanga-Nsangu (Agencia de Notícias), órgão informativo online do ILABANTU/Nzo Tumbansi, doutora Aydée Paixão manifestou: “Primeiramente, saúdo meus mais velhos e mais velhas e também os meus mais novos e mais novas. Me sinto extremamente honrada por ter sido levada ao Nzo Tumbansi por meus ancestrais e por ter sido acolhida pelo venerável Tata Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno, pela Kota Sinderewí (Mae Iara), e por todos membros e integrantes desta Comunidade Africana Bantu na diáspora. Foi realmente um acontecimento muito significativo que marcou minha vida.

Em segundo lugar, avalio como uma grande responsabilidade fazer parte enquanto Procuradora Jurídica do ILABANTU, porém, estou pronta e agradecida pela oportunidade. O ILABANTU é uma instituição sociocultural que admiro e acredito muito, e que vem realizando um respeitável trabalho de resistência, não só preservando os cultos e culturas dos povos tradicionais de matrizes africanas, luta por direitos e políticas públicas, mas também, promovendo um intercâmbio entre povos africanos de tradição Bantu e nós, povos da Diáspora, tanto do Brasil quanto de outros países da América Latina.

Tal iniciativa representa um grande feito no caminho da construção de uma sociedade onde o povo negro possa expressar livremente sua humanidade. O ILABANTU é uma instituição que visa promover o fortalecimento da identidade negra dos afrodescendentes no mundo, o que possibilita o resgate da raiz e dos saberes Bantu. E sabemos que a identidade e a cultura são as grandes riquezas de um povo, talvez por isso, o colonialismo e a escravidão e o racismo, enquanto ideologia introjetada na sociedade, pretenderam nos atacar e desarticular exatamente nesses pontos, o que desarticula todo o desenvolvimento social, educacional, político e econômico posterior da população negra.

Nessa perspectiva o ILABANTU se configura como uma organização coletiva transversal voltada ao amadurecimento das pautas reinvindicatórias dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana pela garantia e viabilidade institucional, incluindo o direito a saúde, alimentação, moradia, segurança, educação e melhores condições de vida a toda população afro-brasileira e africana na diáspora.

Dessa forma, enquanto Procuradora Jurídica do ILABANTU pretendo fortalecer as ações políticas já realizadas as quais viabilizam a promoção da Igualdade racial como forma de enfrentamento do racismo e empoderamento dos povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas e, também, fornecer assessoria jurídica constante, apoiando os novos projetos que estão em andamento e os que ainda estão por vir no sentido de concretizar os direitos do nosso povo. Será um aprendizado maravilhoso e sou muito grata a todos e todas membros do ILABANTU pela formidável oportunidade”, sentenciou.
Nzambi wu kwaatesa!