Chamada para o Curso de Mitologia Afro-Brasileira no SESC Ramos – RJ

Rio de Janeiro/RJ – Será realizado durante o mês da Consciência Negra, no SESC Ramos – Rio de Janeiro/RJ o curso de Mitologia Afro-Brasileira, pelo editor e pesquisador JD Lucas. O curso, gratuito, será ministrado durante as quatro quartas feiras do mês de novembro (5, 12, 19, e 26) das 15h às 17h.

obatala

A proposta do curso é colocar o público em contato com a herança mitológica do povo negro, que veio para o Brasil em decorrência da escravidão e acabou trazendo consigo histórias profundas e sensíveis a respeito da condição humana.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2290.4003 ou através de formulário em Monomito.org

Apresentação

Mitos são histórias sobre o passado ancestral humano. O fenômeno mitológico é encontrado em cada povo, cultura e nação do planeta, e consiste na dramatização em linguagem lúdica e ficcional dos dramas e condições a que a natureza está submetida. Não é diferente na Ásia, Europa, Oceania, Américas ou África. Cada continente, e cada povo habitante desse continente, possui seu conjunto de mitos e crenças; estas histórias são responsáveis por fundamentar a consciência comunitária, e estabelecer e fomentar entre os indivíduos as suas relações sociais, psicológicas, religiosas, políticas.

No mês da consciência negra, conheceremos uma parte significativa do conjunto de histórias que que os negros trouxeram para o Brasil com as imigrações forçadas durante o período escravista. A partir do conhecimento dessas histórias, e de suas transformações no cenário brasileiro, procuraremos fundamentar a visão de que a África nos legou uma herança de profunda sabedoria, resistência cultural e valor espiritual, princípios fundamentais para a construção de uma comunidade global que respeite as diferenças e procure conhecer e alardear as semelhanças entre os indivíduos e as culturas, assim como plantar valores de respeito e proteção da Natureza.

Nesta oficina, além de contextualizações históricas e exposições psicológicas dos aspectos sugeridos nas histórias da mitologia afro-brasileira, procuraremos compreender como se dá a relação dos Orixás com os elementos da natureza: Fogo, Água, Terra e Ar. Também conheceremos algo da África e seus contadores de história: quem são os Griot e qual o seu papel na construção e fundamentação dos valores da sociedade e do imaginário dos indivíduos.

JD Lucas, editor de livros e pesquisador em Mitologia.

There are 3 comments. Add yours

  1. Pingback: Chamada para o Curso de Mitologia Afro-Brasileira no SESC Ramos – RJ – Jornal Awùre 6 de novembro de 2014

    […] on 4th novembro 2014 in Kimwanga-Nsangu with 0 comments […]

  2. 6th novembro 2014 | Rita Novo says:
    Ainda posso participar do curso? Rita Novo
  3. 7th novembro 2014 | admin says:
    Pode participar dos outros encontros sim.