Governos de Brasil e Angola se mobilizam de forma nunca antes vista para a visita de um Rei Africano

Brasília/DF – Aumentar a conscientização das sociedades no mundo quanto ao combate do preconceito, intolerância, xenofobia e racismo, este é o objetivo da Década Internacional dos Afrodescendentes, criada por resolução da Assembleia Geral da ONU no dia 23 de dezembro último. Com o tema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, a Década será celebrada de 1o de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024. A visita do Rei do Bailundo, região do planalto central de Angola, Armindo Francisco Kalupeteca “Ekuikui V”, e da Rainha Apolinária Cassinda, que estarão no Brasil em abril deste ano, será um momento histórico certamente fará parte da celebração do decênio, sendo um evento aguardado com grande expectativa por povos e comunidades tradicionais de matriz africana e do movimento negro brasileiro.

001Ogã José Neves, de Ògùn, Subsecretario de Relações Institucionais
e de Movimentos Sociais do GDF, professor doutor Acilino Ribeiro,
Patrícia Zapponi, da Afrocom, e Taata Katuvanjesi, coordenador
nacional do Ilabantu, no Palácio Buriti, sede do Governo do Distrito Federal

Na capital da República, Brasília, a notícia da visita do Rei do Bailundo ao Brasil ganhou importância após a manifestação de apoio do alto representante do Governo de Angola no Brasil, embaixador Nelson Manuel Cosme, a ação idealizada por Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno, coordenador nacional do ILABANTU, e apresentado ao Chefe da diplomacia angolana, em reunião realizada dia 20, na sede da Embaixada, na presença de Patrícia Luiza Moutinho Zapponi e José Neves, da Central Organizada de Matriz Africana (Afrocom) que integra o Comitê Nacional instituído para coordenar a visita do Rei Tradicional Bantu ao Brasil.

Por sua vez o Embaixador de Angola se disse satisfeito e declarou que evidará esforços com especial interesse no sentido de que a visita do Soberano do Bailundo ao Brasil tenha impacto positivo e de imediato convocou a Brasília vários membros do governo angolano no Brasil, a exemplo do diretor da Casa de Angola na Bahia (Salvador), o Representante Comercial da República de Angola no Brasil (São Paulo) e um diplomata em serviço no Rio de Janeiro, para uma segunda reunião de trabalho que ocorrerá nos próximos dias com a finalidade de elaborar o programa e roteiro da visita do Rei do Bailundo ao Brasil, a primeira de um soberano Bantu após a escravidão.

002José Neves, Patrícia Zapponi, deputado distrital Antonio Lira (PHS/DF),
Taata Katuvanjesi

Taata Katuvanjesi aproveitou o momento e esteve no Palácio do Buriti, acompanhado da líder da Central Organizada de Matriz Africana, Afrocom, na sede do Governo do Distrito Federal reuniu-se com diversas e variadas autoridades a exemplo do Subsecretário de Estado de Movimentos Sociais e Participação Popular, professor doutor Acilino Ribeiro, e Vera Lucia Santana Araújo, secretaria adjunta da Igualdade Racial do GDF. A Câmara Legislativa do Distrito Federal, por iniciativa do Mandado do deputado distrital Antonio Lira (PHS/DF), incluiu na pauta uma sessão solene como homenagem do povo do Distrito Federal ao Soberano do Bailundo na sua visita a Capital da republica.

Ainda no dia 20 seguiu-se outra importante reunião de trabalho, desta feita com o Secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR), Giovanni Harvey, e a Secretaria de Politicas para Comunidades Tradicionais, professora Silvany Euclênio Silva. Por sua vez, o Secretário Executivo da Seppir determinou a abertura de processo a fim de viabilizar a participação mais efetiva da Seppir. Taata Katuvanjesi considerou que a “vinda do Rei Tradicional Bantu ao Brasil expressa um sentimento de revitalização histórica da herança africana e contribui com a revalorização dos aportes culturais dos africanos e seus descendentes fortalecendo a Ancestralidade Africana no Brasil”, sentenciou o líder do Ilabantu e Nzo Tumbansi.

003Patrícia Zapponi, Giovanni Harvey, secretário executivo da Seppir,
Silvany Euclênio e Taata Katuvanjesi, em reunião de trabalho no
Gabinete da Ministra de Estado Chefe, Nilma Lino Gomes

No Brasil, as ações do decênio serão desenvolvidas sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, a SEPPIR- PR, e do Ministério das Relações (MRE). Durante as negociações pela instalação da Década nas Nações Unidas, a representação brasileira ressaltou que o país tem o maior número de pessoas de ascendência africana fora do continente, mas continua a enfrentar o racismo e a intolerância herdada de seu passado colonial.

No dia 21/1, Katuvanjesi foi recebido no Palácio do Itamaraty, em reunião de trabalho pelo Diretor do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores, ministro Nedilson R. Jorge, participaram do encontro, Jackson Lima, secretário do DEAF e Pedro Escosteguy Cardoso, conselheiro chefe da Divisão da África II, discutindo amplamente apoio e parceria da diplomacia brasileira na visita do Rei do Bailundo ao Brasil. No período da tarde, o coordenador do Ilabantu foi recebido no Palácio do Planalto pela assessora de assuntos internacionais da presidência da República, a diplomata paulista Lívia Sobota, que saudou em nome da presidente Dilma Rousseff, e considerou positiva a ação do Ilabantu. Outro encontro aconteceu no Ministério da Cultura com o diretor de Relações Internacionais, Antonio Alves Júnior e Adriano de Angelis, assessor especial do Ministro Juca Ferreira.

A agenda na Capital federal foi encerrada na agencia Capital Marketing, em encontro com a empresária Lis Deriz e a jornalista Dani Ventura, ex-assessora do Palácio do Planalto. O encontro focou a parceria entre o Ilabantu/Afrocom em que a empresa de comunicação e marketing fará toda assessoria de imprensa durante a presença do Rei Tradicional Bantu, o soberano do Bailundo, ao Brasil. Agenda em São Paulo e viagem a Angola De volta a São Paulo, o coordenador nacional do Ilabantu, Taata Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno, foi recebido na sede do Consulado Geral de Angola, pelo embaixador Joaquim Augusto Belo Barroso Mangueira, com que discutiu exaustivamente as boas relações que une Brasil Angola e vice-versa. Por sua vez, o Cônsul Geral de Angola em São Paulo considerou ser pertinente uma viagem imediata de Katuvanjesi a Angola, que será viabilizada nos próximos dias pelo Consulado, a fim de preparar a viagem do Rei Tradicional Bantu, o soberano do Bailundo ao Brasil.

There are 2 comments. Add yours

  1. 22nd janeiro 2015 | mauricio luande says:
    tais articulações recriam o historico de lutas contra intolerancia gerando novos olhares e reações para o povo afrodescendente do brasil e de toda america latina...
  2. 22nd janeiro 2015 | rosalia.katu@gmail.com says:
    E um trabalho muito importante para nossa religião.