I Encontro do Grupo de Estudos Cultura e Religiosidade Afro-brasileira

Rio de Janeiro/RJ – Quem está no Rio de Janeiro não pode deixar de conhecer o Instituto dos Pretos Novos. O lugar foi um cemitério para os africanos escravizados que chegavam doentes ao porto do Valongo e morriam logo em seguida. Tão logo os vestígios arqueológicos tenham sido descobertos, deu-se o início ao processo de reconhecimento da sua importância junto às autoridades governamentais, batalha que continua sendo travada até hoje. O IPN – Instituto dos Pretos Novos, é um ponto de força e resistência, difusão e recolhimento da narrativa negra, em constante ampliação e aprofundamento.

No vídeo abaixo você conhece os passos iniciais dessa história que só agora começa a ser contada como deve. No Instituto são realizados cursos, palestras, oficinas e mostras relacionadas ao tema do negro. A partir de 2015 o Instituto passará a oferecer cursos de Pós Graduação, em convênio com a FEUDUC.

Aqui você tem o programa do I Encontro do Grupo de Estudos Cultura e Religiosidade Afro-Brasileira, a ser realizado dia 13 de Dezembro, próximo sábado, com entrada gratuita.

Para maiores informações sobre visitas e cursos, entre em contato através do telefone (21) 2516-7089.

grupo-de-estudos

De Monolito para a redação Kimwanga-Nsangu – Ascom/Ilabantu