Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP apresenta o espetáculo “Cacimba de Aruanda: Uma Narrativa do Recôncavo”

São Paulo/SP – Entre os dias 10 e 13 de dezembro acontece o espetáculo “Cacimba de Aruanda: Uma Narrativa do Recôncavo”, uma produção do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP, resultado de uma parceria com a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA). Dirigido por Luiz Antonio Nascimento Cardoso (Contramestre Pinguim), o trabalho de dança é inspirado nas viagens de campo feitas por pesquisadores do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP, sob orien¬tação do Contramestre Pinguim, à região do Recôncavo Baiano.

Nucleo-de-Artes-Afro-Brasileiras-da-USP

O espetáculo interpreta as histórias de várias Marias, o encantamento dos varais das lavadeiras, dos canaviais, da feira de Santo Amaro, das festas de caboclo, do samba de roda, da capoeira e do maculelê. Interpreta ainda o sofrimento dos que agonizam com a contaminação do Rio Subaé, a tradição do Bembé do Mercado e a expressividade do Nego Fugido de Acupe.

A obra é baseada nas tradições e heranças de uma ancestralidade africano-ameríndia de profunda relação com a natureza. Estas tradições enriquecem as narrativas inspiradas nas famílias dos pescadores, marisqueiros, rezadeiras, sambadeiras. O espetáculo é construído e pautado á partir da oralidade do povo do Recôncavo, com suas histórias e causos.

Nucleo-de-Artes-Afro-Brasileiras-da-USP-2

Trazendo ao espaço cênico a corporeidade e musicalidade dessas terras, onde o sagrado, o mítico e o mágico se mesclam ao dia a dia de trabalho do seu povo, o projeto aprofunda um intercâmbio institucional entre a Universidade de São Paulo e a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia e abre caminhos de novas possibilidades de construção do conhecimento pautadas na vivência corporal dos saberes oralmente transmitidos por mestres e mestras da cultura popular afro-brasileira.

“Cacimba de Aruanda: Uma Narrativa do Recôncavo”
De 10 a 13 de dezembo – 20 h – Grátis
Teatro da Faculdade de Medicina da USP
(Av. Dr. Arnaldo, 455 – estação Clínicas)
Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP

Arnaldo dos Anjos, da redação Kimwanga-Nsangu – Agência de Notícias