Oficinas formativas: Práticas Pedagógicas para a Diversidade Étnico-Racial e Igualdade

São Paulo/SP – Formação Continuada para a Educação Básica. As Oficinas Formativas Práticas Pedagógicas para a Diversidade Étnico-Racial e Igualdade. Formação Continuada para a Educação Básica assumem a diversidade como patrimônio cultural do país e como alvo de política educacional que atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) 9394/96 alterada pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. Assim, objetivam oferecer elementos que colaborem para o aprimoramento, elaboração e desenvolvimento de práticas pedagógicas, bem como ações específicas da gestão, coordenação e orientação escolar centradas na educação para as relações étnico-raciais.

MUA AND FRIENDS VISIT SOUTH AFRICAN SCHOOL CHILDREN!

Equipe Responsável

Desde a sua fundação, em 2003, como grupo de pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da USP e, a partir de 2006 como pequena empresa, a Mídia Etnia Educação e Comunicação Ltda tem sistematicamente trabalhado com a formação de profissionais da Educação estabelecendo uma relação horizontal na troca de conhecimento, pois tem uma equipe com experiência de 15 anos na temática Étnico-racial, portanto, bem antes da alteração da LDBN no 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) pela lei 10.639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira e africana.

São educadoras/es, especialistas, mestres e doutores/as em diferentes áreas como Comunicação Social, História, Geografia, Artes, Literatura, Tecnologia, Saúde. Atuam na universidade, nas escolas públicas, organizações comunitárias, em atividades presenciais e à distância.

Por isso, as mediações estabelecidas entre cursistas e formadores/as visa, acima de tudo, o conhecimento e a quebra de estereótipos, pré-noções e preconceitos alusivos ao continente africano e à cultura negra na diáspora.

Relatos de ex-cursistas demonstram que, com conhecimento, é possível transformar a realidade discriminatória, dando lugar a ações de valorização e promoção da diversidade étnico-racial e cultural no âmbito da escola.

Conteúdos

Introdução à História da África;
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Abordagens possíveis.
Mídia – Artes e Educomunicação na Educação Infantil
Reflexões sobre o PPP – Projeto Político Pedagógico – Educação Básica.

Ficha técnica:
Realização: Mídia Etnia Educação e Comunicação Ltda.
Apoio: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Quando: Sábado – dia 18 de outubro – das 8h30 às 17h30.
Onde: INTERCOM – Brigadeiro – Av. Brigadeiro Luís Antonio, 2050 – 3º andar. cj. 36 – (a uma quadra da estação Brigadeiro do metrô e em frente ao Extra Hipermercados).
Investimento: R$ 130,00 reais. Desconto de 50% [ R$ 65,00 reais ] para professoras/es e educadores/as da rede pública; estudantes e sócios da INTERCOM, que estejam em dia com a sua filiação. Conta para depósito Banco do Brasil – Ag. 3559-9 – C/C: 41352-6 – CNPJ: 51 201 093 0001-53. Envie o comprovante para o e-mail negritudemidia@gmail.com ou leve-o no dia do curso. Obs: não haverá devolução de valor pago.
Preencha a ficha de inscrição e cadastro no link.

There are 3 comments. Add yours

  1. 4th outubro 2014 | Elaine Cristina Almeida Pires says:
    Sou estudante de Pedagogia, curso o 6° semestre na UNIP Interativa- Tatuí e me interessei muito pelo curso de formação. Preciso enviar algum dado para obter o desconto?
  2. 7th outubro 2014 | admin says:
    Bom dia Elaine Para mais informações, você pode consultar por e-mail negritudemidia@gmail.com Abraços!
  3. 13th outubro 2014 | Elaine Cristina Almeida Pires says:
    Ainda há vagas??? Mandei um e-mail, mas não obtive resposta

Join the Conversation