Região da Costa do Dendê discute a partir de hoje Território, Educação e Identidades

http://inzotumbansi.org/home/wp-content/uploads/2020/08/DENDÊ.jpgRegião da Costa do Dendê discute a partir de hoje Território, Educação e Identidades

Tem início nesta terça-feira (18/8), o Seminário virtual Reafro Conecta Baixo Sul – Território, Educação e Identidade, que discutirá até 8 de setembro, sempre às 19h00 com a temática: INDÍGENAS E AFRICANOS NO BAIXO SUL: REVOLTAS, ESCRAVIDÃO E LIBERDADES.
A discussão será em torno das presenças indígena e africana no Baixo Sul, abordando alguns aspectos históricos como revoltas, escravidão e estratégias de liberdade. Pretende-se debater acerca dos modos indígenas de subverter algumas dinâmicas da colonização local; do papel estratégico da região no tráfico transatlântico e das mulheres negras nas ações de liberdade e sociabilidades nessa parte da Bahia. Que laços foram criados entre ameríndios, portugueses, africanos e afro-brasileiros? Que lições podemos tirar desses contextos históricos?
O seminário virtual Reafro Conecta – Baixo Sul: Território, Educação e Identidades é gratuito, voltado especialmente para educadores, pesquisadores e interessados na História e Cultura do Baixo Sul. Haverá certificado para os inscritos no link https://www.even3.com.br/reafroconecta01 e transmissão pelo Youtube, no canal Reafro Conecta (http://bit.ly/reafroconecta). As atividades acontecerão nas terças e sextas-feiras, entre os dias 18 de agosto e 8 de setembro de 2020, sempre às 19h00. Esta atividade é uma iniciativa do Instituto Federal Baiano – Campus Valença, costa do dendê, região do baixo sul da Bahia, através de seu curso de especialização lato sensu em Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação (Reafro).

Author Description

admin