Taata Katuvanjesi eleito delegado para Conferência Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais

São Paulo/SP – Nos dias 16 a 18 de setembro de 2014, em Vitória (ES), foi realizado o Quinto Encontro Regional da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais. Participaram lideranças dos estados da região sudeste: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Foram discutidos os seguintes temas:

• Acesso aos Territórios Tradicionais e aos Recursos Naturais (regularização fundiária, criação de territórios tradicionais, sobreposição de territórios com Unidades de Conservação);

• Infraestrutura (construção de equipamentos públicos como: escolas, hospitais, postos de saúde, CRAS);

• Inclusão Social (educação, saúde, assistência social, cidadania, direitos humanos);

• Fomento à Produção Sustentável (Assistência Técnica, Acesso a programas e políticas de incentivo à produção, Declaração de Aptidão ao Pronaf, Acesso a mercados institucionais).

walmir-damasceno-vitoria-espirito-santo

A Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, composta pelo poder público e sociedade civil, discutiu amplamente temas relevantes para as comunidades brasileiras nas etapas regionais: Nordeste, Norte, Centro, Sul e Sudeste de onde foram escolhidos os Delegados para a realização da Conferência Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil.

Entre os delegados eleitos e que participarão da Conferência Nacional dos PCTs, em novembro deste ano em Brasília, destaca-se lideranças de povos e comunidades tradicionais de terreiros, a exemplo do Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno, coordenador nacional do ILABANTU e dirigente do Nzo Tumbansi (São Paulo); Mam`etu Luangoiasi – Anajete Coelho, de Cariacica/ES; Mam`etu Monakaiá – Marisa Neiva, de Uberlândia/MG, entre outros.