Ukalu – Apresentação

Fundado em 22 de setembro de 1985

Registrado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Itapecerica da Serra, em São Paulo (Brasil)

Descrição curta

Instituição latino americana que trabalha a questão da preservação das culturas tradicionais africanas (Bantu) como parte dos valores civilizatórios, combate ao racismo, discriminação racial, fortalecimento da democracia, harmonia dos povos, revalorização dos aporte cultuais dos africanos e seus descendentes, promoção dos direitos humanos.

Visão geral do Instituto

O ILABANTU é uma organização não-governamental internacional, sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1985, em Ipiaú (Território Médio Rio das Contas), sul da Bahia, Brasil. Sua missão é manter a preservação das culturas tradicionais bantu (línguas, costumes), promover a efetivação dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito, especialmente no Brasil e em toda América Latina.

Com o objetivo de construir um ambiente colaborativo e de fortalecer a troca de experiências entre as organizações congêneres do hemisfério sul, ILABANTU se coloca junto a outras entidades da sociedade civil que atuam para o fortalecimento de práticas democráticas no sentido de dá evidência e revalorização a essas manifestações no continente sul americano, como forma de valor identitário.

Descrição Longa

O ILABANTU desenvolve projetos que compreendem promoção, proteção, pesquisa e formação em matéria de Africanidades Bantu. No âmbito internacional, suas atividades visa parceria e colaboração para o fortalecimento de ativistas e acadêmicos em países do hemisfério sul, além de incentivar a sua interação com Organismos. No Brasil e em âmbito regional, ILABANTU também promove ações de advocacia estratégica de combate ao racismo, discriminação racial, e de interesse público.

Missão

Promover a efetivação dos direitos e garantias no que tange as práticas das culturas de matriz africana bantu.