Uberlândia sediará – XVIII COTRAMAF – Congresso de Tradições de Matrix Africanas

Uberlândia/MG – O XVIII COTRAMAF (Congresso de Tradição de Matriz Africana), proposto pela líder de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, Mam`etu Monakaia – Marisa da Silva Neiva Ferreira, será realizado em Uberlândia, no triângulo mineiro, de 25 a 27 deste mês e contará com presença e participação de líderes do candomblé dos diversos segmentos, como Aderbal Ashogun Moreira, Rio de Janeiro, Tata Katuvanjesi – Walmir Damasceno, Nzo Tumbansi/ILABANTU, São Paulo entre outros.

conferencia-afro

O evento tem início dia 25 as 8h00 com oficina de ervas medicinais e fabricação de pomadas, óleos, tintura e sabonetes. Esta atividade acontecerá na sede da Suppir, a Avenida João Pinheiro, 1410. Nesta mesma data, 25, as 19h00 será abertura oficial do evento no anfiteatro Cicero Diniz, sede da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Dia 26, as 8h00 será instalada a primeira mesa de discussões e debates sobre a temática “Meio Ambiente e Ancestralidade”, sob a responsabilidade de Baba Ladekan e Aderbal Moreira.

9h30 Lideranças de matriz africanas de vários nações (Kongo-Angola, Ketu, Jeje e Umbanda), farão referências ao Plano de Desenvolvimento Sustentável e Políticas Afirmativas no contexto atual, com presença de Ya Lucia Macaia. Nessa parte do evento espera-se com grande expectativa da venerável Mae Beata de Yemanjá e Tata Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno, que fará uma Conversa de Terreiro, para em seguida acontecer debates e reflexões a partir das 14h30.

A partir das 15h30 mesa redonda refletindo e avaliando a atual conjuntura política, professor Pedro Barbosa e professor Anderson Português. Dia 27, às 14h00 caminhada contra a intolerância religiosa com entrega de balaio no Rio Uberabinha, principal que corta a cidade.