Nzo Tumbansi celebra 21 anos de iniciação no candomblé congo-angola de dona Geralda de Kavungu

Nzo Tumbansi celebra 21 anos de iniciação no candomblé congo-angola de dona Geralda de Kavungu

Itapecerica da Serra/SP – No último sábado, dia 19 de outubro, foi a realizada a Kizoomba Makumole Ye Mosi Kuhandeka Kwa Koota Kiamunsonji – Festa e Celebração dos 21 anos de iniciação e reafricanização no candomblé congo-angola de dona Geralda de Kavungu, do distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, baixada fluminense, Rio de Janeiro.

O evento aconteceu na sede do Ilabantu – Nzo Tumbansi em Itapecerica da Serra, região metropolitana sul da Grande São Paulo.Na celebração conduzida por Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno, a manifestação dos Bankisi através de suas danças demonstrou a força do culto envolto em uma atmosfera de fé, devoção e respeito. Os filhos e filhas de santo e os convidados do Nzo Tumbansi puderam festejar e louvar as divindades e, em especial o Nkisi Kavungu, homenageado da noite.

A celebração festiva e tradicional contou com presenças ilustres como Taata Kisaneji, RJ; professor Renato Ubirajara Botão, da coordenadoria de estudos das comunidades quilombolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Taata kwa Nkisi Mutadiamy, professor Mauricio F. Santos, entre outros. Ao final da Kizoomba, os filhos e filhas de santo e convidados puderam saborear pratos tradicionais, participando de uma grande confraternização.

Arnaldo dos Anjos, da redação Kimwanga-Nsangu – Agência de Notícias

One thought on “Nzo Tumbansi celebra 21 anos de iniciação no candomblé congo-angola de dona Geralda de Kavungu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *