Atividades da Capacitação em Elaboração de Projetos para Lideranças Populares e Tradicionais

Lagoinha, SP – O objetivo principal de capacitar lideranças e/ou quadros populares da região do Vale do Paraíba para a elaboração e formatação participativa de projetos culturais nos dias 19 e 20/07/2014 na cidade de Lagoinha – SP foi executado conforme proposta.

Estiveram presentes a Natalia Cunha da UFDPC – Unidade de Fomento de Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Sandra Campos, Tião Soares, Pedro Neto, Aline Damasio, Thereza Dantas e Amarildo Pereira do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais.

Crédito da Foto: Sandra Campos
projeto-para-liderancas-tradicionais

Os 30 participantes das cidades de Lagoinha, São José dos Campos, Guaratinguetá, Taubaté, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba atingiram os seguintes resultados:

· Aprenderam os conceitos básicos da metodologia participativa de elaboração de projetos.
· Aprenderam os conceitos básicos comuns aos formulários voltados para o financiamento de projetos culturais (e também projetos de outras naturezas).
· Esclareceram dúvidas sobre os requisitos técnicos e burocráticos necessários para a apresentação de projetos e realização de convênio com a SEC e outros Editais públicos.
· Aprenderam os procedimentos básicos para acesso à Internet e navegação no portal da SEC.

Na primeira parte da oficina realizamos um amplo debate acerca das politicas públicas para as culturas populares e tradicionais, a importância da participação popular, da criação de conselhos municipais de cultura, sobre a PEC 150, sobre o Sistema Nacional de Cultura, entre outros.
Outra importante discussão foi sobre as formas de acesso aos editais do PROAC.

ENCAMINHAMENTOS

– Auxiliar todos os mestres(as) que fizeram a oficina por fone, mail e pessoalmente na sede do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais;
– Encaminhar por mail a apresentação em power point da oficina;
– Criar um Conselho de Cultura Popular do Vale do Ribeira para reunir os prefeitos das regiões e auxiliar na criação dos conselhos municipais de cultura e a consequente adesão ao sistema nacional de cultura;
– Os membros do Fórum se comprometem em retornar à região nos próximos 30 dias a fim de colaborar nos encaminhamentos juntos as prefeituras e aos legislativos.

a partir deste:

Nos dias 19 e 20/07/2014 na cidade de Lagoinha – SP, o Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais juntamente com 30 lideranças e mestres das cidades de Lagoinha, São José dos Campos, Guaratinguetá, Taubaté, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba cria Conselho de Cultura Popular do Vale do Paraíba.

Nos próximos 30 dias membros do Fórum retornarão à região a fim de colaborar nos encaminhamentos juntos as prefeituras e aos legislativos municipais para a criação dos conselhos de cultura.

Aguardem maiores informações.

Pedro Neto, para a redação Kimwanga-Nsangu – Agência de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *