Taata Katuvanjesi será recebido pelo Rei do Bailundo na região central de Angola

Itapecerica da Serra/SP – Taata Nkisi Katuvanjesi, Walmir Damasceno, segue no inicio de 2015 para República de Angola, a convite do atual Ossama (Rei) e Nassoma (Rainha) do Bailundo. A informação foi transmitida ao coordenador nacional do ILABANTU e dirigente tradicional do Nzo Tumbansi, por Aristóteles Kandimba, produtor cultural angolano e diretor do filme AfroCariocas, que se encontra no Brasil para organização de um documentário dos anos 70 sobre um curandeiro do sul de Angola e a medicina tradicional, sendo responsável pela mesa de debate. Kandimba aproveitou a oportunidade e convidou Katuvanjesi a fazer parte da mesa de debate da mostra de cinema angolano dias 8 e 9 de novembro, em São Paulo.

Rei-Bailundo-Armindo-Francisco-Kalupeteka-Ekwikwi-V

Reino do Bailundo

O Rei do Bailundo é Armindo Francisco Kalupeteka (Ekwikwi V) escolhido em abril de 2012 entre vários descendentes do falecido Rei. Durante quatro anos trabalhou com o avô, onde adquiriu experiência para a materialização e conservação da cultura e tradição local.

Ekwikwi V tem 38 anos é casado e pai de sete filhos. É o mais novo de todos os reis escolhidos até hoje e goza de popularidade na Corte e na região do Bailundo, local onde habita o povo Ovimbundu, no planalto central da República de Angola. Além de ter sido comerciante, o novo rei do Bailundo é professor de profissão e também estudante do curso de Ciências Sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.