Rei do Bailundo confirma visita ao Brasil

O Brasil e América latina receberá em 2015 a visita oficial de um Rei Tradicional Bantu, fato histórico a ser acrescentado na própria história do País.

Para marcar a data, o Ilabantu e Nzo Tumbansi, junto a várias entidades culturais e tradicionais e do movimento negro brasileiro estão organizando a presença do soberano do Bailundo Armindo Francisco Kalupeteca “Ekuikui V”, de 40 anos, que em conversa telefônico hoje (25/12/14) e ao desejar votos de boas festas a Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno, confirmou sua presença em território brasileiro dia 15 de abril de 2015 desembarcando no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos acompanhado da Rainha, Apolinária Kassinda e do ministro da segurança do reino, Sabino Jerônimo, além de outros integrantes da comitiva real.

Rei-Bailundo-Armindo-Francisco-Kalupeteca-Ekwikwi-V

O reino do Bailundo

O reino do Bailundo, localizado na província do Huambo, continua a marcar a história e a tradição do povo angolano, 110 anos depois do seu aparecimento no mapa geográfico angolano.

A história registra que o apogeu do Reino do Bailundo se deu durante o reinado de Ekuikui II, de 1876 a 1890. Mas, foi o Rei Katyavala I que fundou o reino, vindo das terras do Kwanza Sul com a sua família, quando habitou nas cercanias das montanhas de Halavala.

Antes do Século XVII, o reinado manteve-se à margem do domínio colonial. Só por volta de 1770/71 é que Portugal se instalou no Reino do Bailundo com a presença de um juiz. Em (1885) a colônia portuguesa já estava representada no reino com um capitão-mor.

O rei Ekuikui II teve “status” de diplomata exímio. Ousou evitar a guerra e incentivou a prática da agricultura na população, e durante o seu reinado o Bailundo não enfrentou grandes guerras. Depois da sua morte surgiram as grandes guerras que culminaram com a subjugação do Bailundo e de toda a região do Planalto Central, isso em 1902.

Nesse mesmo ano foi criado o Posto do Bimbe, a 16 de Julho, passando então a denominar-se Katapi e posteriormente Vila Teixeira da Silva.
Atualmente, o município do Bailundo conta com cinco comunidades, Bailundo, Bimbe, Hengue, Lunge e Luvemba, ocupando uma superfície de 7 mil e 65 quilómetros quadrados.

Possui 573 aldeias e 79 Ombalas. No território do Bailundo abundam várias cadeias montanhosas, das quais se destacam as de Lumbanganda, Chilono, Nity e o morro do Halavala, onde jazem os restos mortais dos reis Katyava e Ekuikui, símbolos da resistência anticolonial na região do Planalto Central.

2 comentários em “Rei do Bailundo confirma visita ao Brasil”

  1. Grande iniciativa do Instituto. Ilabantu e Nzo Tumbansi na liderança do nosso Taata Katuvanjesi em fazer esse intercâmbio com o Soberano Rei do Bailundo Armindo Kalupeteka Ekuikui V, será um marco na história do nosso país, vai ser uma honra pra nós de culto de tradição de matriz africana e pra toda população brasileira !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *