Taata Katuvanjesi participará de “Encontro Nacional das Autoridades Tradicionais” em Angola

Luanda/Angola – O Ministério da Administração do Território prevê realizar este ano o 3º Encontro Nacional das Autoridades Tradicionais, evento este que reunirá os soberanos mantenedores e que preservam a cultura dos povos nativos para recolher contribuições sobre a real situação do poder costumeiro em Angola.

Ministro-da-Administracao-do-Territorio-professor-Bornito-de-SousaMinistro da Administração do Território professor
Bornito de Sousa recebe Taata Katuvanjesi

De acordo com o Ministério da Administração do Território, o encontro vai procurar caracterizar as diferentes autoridades tradicionais e a sua inserção nas respectivas comunidades e administrações locais. O evento será presidido e conduzido pelo professor doutor Bornito de Sousa, titular do Ministério da Administração do Território (MAT), e contará com a participação, como convidado especial, do Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno, coordenador nacional do ILABANTU e dirigente do Nzo Tumbansi.

Os subsídios atribuídos às autoridades tradicionais e o modo como são pagos em algumas localidades preocupa o Executivo, daí a intenção do MAT pretender que os Governos Provinciais procedam à abertura de contas bancárias para todos os beneficiários. Os participantes podem propor uma legislação das autoridades tradicionais para melhor delimitar a sua atuação e rever a política de continuidade nos marcos do enquadramento jurídico e níveis de governação.

A manutenção da atual modalidade de pagamento de subsídios e a questão à volta da utilização do uniforme comum para todas as autoridades tradicionais devem merecer, igualmente, uma reflexão no encontro. Dados provisórios revelam a existência de 8.306 autoridades tradicionais no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *