Cosmogonia Bantu: NZAMBI A MPUNGU (Deus Supremo), a Criação da Natureza e do Homem (Muntu)

A cosmogonia em geral, é uma ciência ou domínio que estuda as questões da criação da natureza, do universo, e todos domínios ligados a natureza. Quando se fala da cosmogonia Bantu, é um conjunto das crenças, idéias, regras, teorias ligadas a criação da natureza, como base da civilização Bantu (no caso do povo Kongo, kimbundu, ovimbundu).

bakongo

A cosmogonia Bantu tem origens desde a formação dos primeiros grupos ou aldeias humanos Bantu na região de Benue (Norte oeste de camarões) até a fundação do poderoso Reino do Kongo por Nimi A Lukeni no século VII, passando por migração dos Bantu na África Central.

Essa cosmogonia Bantu é baseada em primeiro lugar sobre a Crença que toda natureza: Terra, Céus (Ntoto, Zulu) é a criação do Nzambi A Mpungu(Deus), ser poderoso, Supremo. É isso que justifica o provérbio Kongo: “Nzambi wa lamba luku, tongo beto bantu” ( Deus cozinhou farinha de mandioca, e homens somos condimentos).E que tudo que existe dentro da natureza é também sua criação, que o homem(Muntu) tem que respeitar.

E para honra-lo Mampungu Tulendo( Deus) precisa de louvação,oração( lomba, sambila) no culto dos ancestrais numa casa dos ancestrais( Nzo ya Bakulu). Culto se faz por muitos rituais,e mesmo a louvação, o respeito se fazem à través provérbios,canções. Por está razão John Mbiti disse no livro dele “Religions et Philosophies Africaines: ” O que o Africano sabe de Deus, se exprime por provérbios,curtos enunciados, canções, orações, nomes, mitos, narrativas, cerimônias religiosas.”

Esse Deus é Único( Monoteísta) para os Bantu, é Mampungu( poder), Tulendo(autoridade). Nesse sentido Deus é Único poder que abraça todas autoridades. A criação por Deus é concebida por três princípios( A Trindade). Como os três clãs iniciais Kongo, que é a base da fundação do Kongo.

Esse Deus Único tem varias facetas. Em outras palavras, ele tem varias nomes segundo as circunstâncias,contextos.
Ele se chama Mbumba Lowa( Gato), pois o Gato é um animal sagrado desde o Egito antigo, ele tem capacidade para olhar a noite e o dia, como Deus, o gato não caiu de costas,ora na língua Kikongo, cair( bua) quer dizer ter culpa, ser vencido. Assim, como o gato não caiu de costas, de repente ele é comparado a Deus. Mas precisa lembrar, Mbumba Lowa na cosmogonia é uma referência da potência da criação do Deus.

Outro nome de Deus é Kalunga( Imanência de Deus),enquanto no sentido largo, ele se refere a Deus no contexto do mar( mbu),pois o mar é infinito, Deus é infinito também,não tem início e fim. O mar representa a pureza, e joga a sujeira por onda, e do mesmo Deus é puro.

Na cosmogonia Bantu, NZambi A Mpungu Tulendo é perfeito(Sinuku), o homem pode o encontrar através meios humanos. Por exemplo no poderoso Reino do Kongo Dia Ntotila, existiu varias escolas iniciaticas( que a ontologia ocidental chama setas secretas),mas que na verdade foram escolas tradicionais onde os jovens Kongo frequentaram para atingir conhecimentos tradicionais sobre Deus,criação,Tradição, costumes.
De mesmo, a mesma cosmogonia nós diz que o homem não pode atingir Deus, o que justifica o provérbio Kongo: ” Kutombi Nzambi Nko,Nzambi ka mone ka nga ko”( Não procure Deus, ele é invisível).

Em outras palavras, O homem com seus sentidos corporais não pode atingir Deus,pois este é Santíssimo, de repente precisa dos intermediários. Os intermediários são os Bons ancestrais, que morreram, que são santos e que fazem intercessão das nossas orações a Deus,esses ancestrais se chamam Bakulu ou Nkukunuyngu( Antigos, Esclarecidos).
A cosmogonia Bantu considera a finalidade da Educação dos jovens Kongo, é chegar a olhar em frente os bons ancestrais( Bakulu) diretamente para transmitir os pedidos a Nzambi Mampungu( Deus supremo).

SAMBA TOMBA Justes Axel,
Mwana Ayakala kwa Nzo Tumbansi/ILABANTU
Pesquisador do Grupo de Pesquisa Multi-Institucional Áfricas(UERJ)
Membro pesquisador da ABPN

1 comentário em “Cosmogonia Bantu: NZAMBI A MPUNGU (Deus Supremo), a Criação da Natureza e do Homem (Muntu)”

  1. SAMBA TOMBA Justes Axel

    É um artigo de grande importância cosmogonica e histórica na compreensão da Civilização Bantu de África Central.

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