A partir de meados de agosto próximo, Taata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), do Terreiro de Candomblé Nzo Tumbansi e coordenador geral do ILABANTU inicia pela República de Angola um giro de viagens por países da África central, desembarcando na capital Luanda, de onde rumará para Mbanza-Kongo, província do Zaire, região norte do país africano, onde se encontrará com Mfumu Mukongo (Afonso Méndes), chefe das autoridades tradicionais. Segundo Katuvanjesi, o Mbuta Muntu Afonso Méndes, um homem com poder máximo da tradição Kongo em Angola, o Soba-Mor (Rei Grande), é, de maneira oficial, o representante das Autoridades Tradicionais em Mbanza Kongo, na realidade substitui o Rei do Kongo.
Em 2015 Taata Nkisi Katuvanjesi foi recepcionado e homenageado pela corte do grande Reino do Bailundu, liderado pelo soberano Armindo Francisco Ekuikwi V, que tem como projeto visita ao Brasil, a primeira de um Rei Tradicional Bantu ao Brasil e América Latina.
|
Meus parabéns, pai que seja de sucesso sua visita a Africa, traga muitas coisas que não sabemos. Você teria um acompanhante a esta viagem?
Bom dia e longa vida ao grande Rei do reino kongo. Prazer a me de descobrir hoje que pelomenos africanos e em particular reino kongo ainda consegue guardar o seu poder tradicional porque é isso que Deus nos deu como herança. Esquecer disso e uma forma de enganar a Deus.por fim pesso na medida de possível favor de uma audiência a o rei por um encontro pessoal vai ser uma honra por mim. Só o filho de Luz e do manda kongo vive em luanda República de Angola.
Mas nada de momento agradece o vosso mobilidade. Obrigado