Isidro Fortunato afirma que Espiritualidade é libertação, Religião é cárcere


“Espiritualidade é ciência e RELIGIÃO é Dogma, ESPIRITUALIDADE é libertação, Religião é Cárcere, não existia em África alguma coisa chamada religião antes do contato colonial, em África sempre existiu sistema de pensamento espiritual Africano que produziram espantosas civilizações organização social, tecnologia e prosperidade”, a afirmação é do afrocrata, pan-africanista, fundador do projeto Ubuntu, Isidro Fortunato(imagem), em conversa na manhã desta segunda-feira(20/7) com Taata Nkisi Katuvanjesi. Fortunato, um dos mais renomados pensadores do continente africano, ativista das lutas sociais e direitos humanos e de enfrentamento ao sistema neo colonial, tem participação confirmada e é esperado com grande expectativa dia 25/7(sábado), 14h00 horas do Brasil, 18h00 de Angola e Europa, no quadro Tradições Africanas em Debate, da TV TUMBANSI, transmitido pelas plataformas digitais YouTube e Facebook, para abordagem “A construção do Estado colonial em África, a invenção da Liberdade”.

Taata Xuxuka, Kota Sualankala e Opotun Vinicius

Dia 26/7(domingo), 17h00, uma das mais respeitadas e consagradas autoridades tradicionais de candomblé, Tata Zinge Lumbondo (Xuxuka), falará sobre “100 anos do Terreiro Tumba Junsara e sua contribuição na reafirmação do Candomblé”. Para enriquecer o diálogo, Kota Sualankala, professora e historiadora Ana Amélia dos Santos Cardoso, de Nzazi, do Terreiro do Bate Folha(Salvador, Bahia), e Opotun Carlos Vinicius – Olu Ọdẹ do Ilé Ibualamọ e Agbanipero do Ilé Alaketu Aṣẹ Aira (Batistini, São Bernardo do Campo, ABC paulista), abordará “A Tradição e a modernidade no Candomblé”.

Inscreva-se em nosso canal: YouTube/TV Tumbansi

2 comentários em “Isidro Fortunato afirma que Espiritualidade é libertação, Religião é cárcere”

  1. Afirmativo, pois tomemos o exemplo da língua Kikongo essa mesma possuí a sua própria gráfia chamada “Mandombe” porém no passa os antepassados para criar alguma coisa eles usavam o segredo da própria gráfia ligado com espiritualidade.
    Quer dizer é uma luta grande que temos como Panafricanistas …..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *