Tata Katuvanjesi confirmado palestrante em Forum Internacional “A Rota das Caravanas”

Tata Katuvanjesi confirmado palestrante em Forum Internacional “A Rota das Caravanas”

Professor Kiangu Sindani Ernest, doutor em História e professor Ordinário da Universidade de Kinshasa, na República Democrática do Congo, e desde 2016, representante na capital congolesa do CICIBA cuja Direção Geral está em Libreville, Gabão, confirmou hoje(1/6) a participação de Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), como palestrante no Fórum Internacional “A Rota das Caravanas” e cujo tema central é: “A arma da paz”, a ser realizado em Kinshasa, República Democrática do Congo, em novembro de 2021.

Segundo o organizador do evento, o pano de fundo do fórum é a necessidade de sair do ciclo infernal de guerras que assolam a sub-região [África Central – Grande África dos Lagos] em geral e a República Democrática do Congo em particular, e à qual é difícil acabar com as armas habituais, ou seja, armas letais. Precisamos de mais armas. O FURAHA, sigla do Fórum, pensou naqueles que ele chama de “armas de paz” e que devem constituir o nosso escudo cultural. O Fórum formulado sob os seguintes objetivos: A reescrita da história africana com vista à reconstrução da memória coletiva (consciência histórica); Integração (sub-regional) com base no património cultural; Intercâmbio tecnológico com nossos irmãos na diáspora.

A República Democrática do Congo (RDC), com 90% de população bantu, é o maior país do mundo bantu. A FURAHA decidiu, por conseguinte, procurar a parceria do CICIBA-RDC- ILABANTU. Este pedido de parceria foi imediatamente aceite, cujos esforços se destinam, à luz do roteiro estabelecido pela Direção-Geral, a reforçar o orgulho e a dignidade da comunidade bantu do Congo. A participação do ILABANTU, que partilha com o CICIBA, a vontade de preservar e promover os valores bantos e o rico património cultural oferecido ao mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *