Em visita a Bahia Tata Nkisi Katuvanjesi cumpriu intensa agenda

Em recente visita ao seu estado natal, Bahia, Tata Nkisi Katuvanjesi, dirigente da Comunidade Tradicional Centro Africana Inzo Tumbansi, coordenador do Instituto Latino Americano de Tradições Afro Bantu (ILABANTU) cumpriu intensa agenda. Visita teve início na terra de Jorge Amado, Ilhéus, incluiu reunião com Tata Nkisi Unyanganga, professor doutor Eduardo Bitar, do Inzo Tumbansi Twa Nzambi Ngana Matakalombo, coordenador regional sul Bahia do ILABANTU, bairro São Miguel, zona norte da cidade de Ilhéus. Em seguida esteve em Ipiaú, onde foi homenageado pela Câmara Municipal da cidade e rápida visita a sua cidade natal, Barra do Rocha, no território médio Rio das Contas, região cacaueira sul da Bahia.
Na capital, Salvador encontro com a Coordenadora regional nordeste do ILABANTU, Kota Sualankala (Ana Amélia dos Santos Cardoso). Acompanhado da Kota Sualankala, professora e historiadora Ana Amélia, de Nzazi, Tata Katuvanjesi e comitiva, visitou o centenário Terreiro do Bate Folha, candomblé congo angola, de feição bantu e em seguida visita de cortesia a Ìyà Mary d`Logun-Edé, filha e herdeira da Ialorixá Dedé d`Iansã, no distrito de Areias, Camaçari, região metropolitana de Salvador. A visita ao Terreiro Oyá Dinã teve significado importante, a Bahia registrou a primeira condenação por racismo, na modalidade de preconceito religioso, seis anos após a morte da vitima do crime, a ialorixá Mildredes Dias Ferreira, conhecida por Mãe Dedé de Iansã, do referido Terreiro Oyá Dinã.
Dando continuidade a sua presença na Capital baiana, Tata Katuvanjesi teve encontro com Nengwa Kwa Nkisi Lembamuxi, matriarca do Terreiro Tumbenci de Maria Nenén (bairro Beirú), no antigo quilombo cabula; reuniu-se com o presidente da Acbantu, Tata Konmannanjy, visitou a Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

Almoço oferecido por membros do Nafro-PM-Bahia

Na ocasião participou de almoço oferecido por membros e integrantes do NAFRO – Núcleo de Religiões de Matrizes Africanas da Polícia Militar do Estado da Bahia. Presente neste encontro a Ekedji Thais d`Ogún (Capitã Thais), Capitão Silvio Rosário d`Ògún e Capitão PM Jalba, no tradicional Restaurante Pedra da Sereia, no Rio Vermelho, bairro histórico de Salvador.
No cardápio, para além de moqueca de camarão, peixe e outras iguarias, foram discutidas questões da atualidade, ampliação das ações do Nafro-PM-Ba., e as religiões de matrizes africanas.

2 comentários em “Em visita a Bahia Tata Nkisi Katuvanjesi cumpriu intensa agenda”

  1. Simone Aparecida Preciozo Figliolino

    Parabéns ao Tata e comitiva. Evento importante e necessário que marca a sua presença como liderança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.