Tata Katuvanjesi vai a Bogotá como observador das eleições presidenciais da Colômbia

Tata Katuvanjesi vai a Bogotá como observador das eleições presidenciais da Colômbia

Tata Katuvanjesi vai a Bogotá como observador das eleições presidenciais da Colômbia

Depois de retornar de mais uma viagem histórica a Angola, Tata Nkisi Katuvanjesi(Walmir Damasceno), embarca quarta-feira(18 de maio), para Bogotá, a convite de Francia Elena Márquez Mina(foto), candidata a vice presidencia da República da Colômbia no pleito que ocorrerá dia 29 deste mês naquele País latino americano. É a primeira vez que um líder de Terreiro de Candomblé é convidado como observador de uma eleição presidencial.

Francia Márquez é uma ativista ambiental e dos direitos humanos afro-colombiana. Ela recebeu o Prêmio Goldman de Meio Ambiente em abril de 2018 pelo seu trabalho contra a mineração ilegal.

Nascida na região de Cauca, considerada periferia da Colômbia, Francia Elena Márquez Mina, 40 anos, carrega uma trajetória de militância e ativismo na defesa da luta ambiental e representação, como ela pontua, dos “nadies” (ninguém, em tradução livre). A advogada afro-colombiana, eleita como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela rede britânica BBC em 2019, agora se consagra como candidata à vice-presidente do Pacto Histórico já no primeiro turno nas eleições que poderá ser definida dia 29.
Nas primárias presidenciais em que Gustavo Petro liderou com mais de três milhões de votos, Márquez surpreendeu ao se consagrar em terceiro lugar com 786 mil, sendo apontando na imprensa colombiana como um “fenômeno político”.

Por conta de seu resultado, e também visando somar à campanha de Petro na eleição presidencial que acontece em 29 de maio na Colômbia, a advogada foi escolhida para ser vice do ex-guerrilheiro.
Formada em direito pela Universidade Santiago de Cali, a ativista foi reconhecida como uma importante figura política. Ao lado de Petro, a dupla tem cerca de 47% das intenções de voto para o pleito.

One thought on “Tata Katuvanjesi vai a Bogotá como observador das eleições presidenciais da Colômbia

  1. Edna Roland, Relatora Geral da Conferência de Durban

    Parabéns, Tata Katuvanjesi, pela representação! Essa é a mais importante eleição na Colombia, com possibilidades concretas de eleição de um presidente progressista e que tem como vice a primeira candidata mulher negra!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *