Tata Katuvanjesi participou da posse de Francia Márquez como vice presidenta da Colômbia

O baiano, Taata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), do Inzo Tumbansi, terreiro de candomblé kongo angola, sediado em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, recentemente tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, participou domingo(7 de agosto), da posse do novo governo colombiano liderado por Gustavo Petro. Ex-prefeito de Bogotá, Petro, que se tornou o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, é a esperança da maioria dos colombianos para realizar ambiciosas reformas sociais e econômicas com o objetivo de reduzir a violência e a profunda desigualdade no polarizado país andino.
Petro, um antigo membro da guerrilha M-19, tomou posse na Praça Bolívar, centro de Bogotá na tarde do dia 7.
Em seu discurso, o novo presidente da Colômbia propôs dialogar com grupos armados em busca da assinatura de um acordo de paz. Também disse que a sua gestão vai buscar a redução da desigualdade social.
“Convocamos (…) a todos os armados a depor suas armas nas nebulosas do passado. A aceitar benefícios jurídicos em troca da paz, em troca da não repetição definitiva da violência”, disse Petro em um dos momentos históricos do seu discurso.
“Quero dizer para todos os colombianos e todas as colombianas que estão me escutando em toda a Colômbia e no exterior que hoje começa a nossa segunda oportunidade”, disse Petro. “É hora da mudança. ”

Espada de Bolívar
Assim que foi empossado, Petro deu ordem para que trouxessem a espada para a cerimônia, o que ocorreu.
Iván Duque, que deixou o governo, não permitiu o uso de uma espada de Simón Bolívar na cerimônia. O ex-presidente disse que não seria possível usar a espada por motivos de segurança.


Francia Márquez, a afro colombiana assume Vice presidência e Ministra de Estado


Um dos momentos mais simbólicos foi quando Gustavo Petro deu posse à vice-presidente Francia Márquez. Ativista ambiental, advogada e ex-empregada doméstica, ela é a primeira afro colombiana mulher a ocupar o cargo e acumulará ainda a função de Ministra de estado, como titular do recém-criado Ministério da Igualdade Racial e da Mulher da Colômbia.
Após a posse Francia Márquez recebeu na Residência da Vice Presidência da República anexa à Casa de Narino, palácio presidencial do governo colombiano, delegação de lideranças negras e afro descendentes de vários países convidados para posse, entre elas destacou-se a presença de Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), que representou o Movimento Federalista Pan Africano para América Latina e Caribe(MFPA), na condição de coordenador geral adjunto e o Centro Internacional de Civilizações Bantu(CICIBA), acompanhado da diretora da Fundação Mareia, Bamba Rojas Potes.

Em sua fala, Tata Nkisi Katuvanjesi(Walmir Damasceno), saudou Francia Márquez em nome das africanas e afrocanos brasileiros, e disse que ali era “um momento histórico e que a ascensão de Francia como vice presidente da Colômbia e Ministra da Igualdade Racial e da Mulher se traduz na libertação das mulheres e homens pretos do Brasil e de todo continente latino americano e da sua dignidade”.

Multidão de 100 mil pessoas ocupou a Praça Simón Bolívar, no centro de Bogotá

O presidente do Senado colombiano, Roy Barreras, conduziu o juramento diante de cerca de 100 mil pessoas, incluindo o rei da Espanha, Felipe VI, pelo menos nove presidentes latino-americanos e colombianos comuns convidados por Petro. Houve uma pequena vaia ao rei da Espanha quando seu nome foi anunciado.
Petro, ex-senador de 62 anos, disse que sua primeira prioridade será agir para enfrentar a fome no país com 50 milhões de habitantes, onde quase metade da população vive em algum tipo de pobreza.
Uma reforma fiscal de US$ 5,8 bilhões, que deve aumentaria os impostos sobre os mais ricos para financiar programas sociais, será proposta no Congresso na segunda-feira, pelo novo ministro das Finanças, José Antonio Ocampo.
“Somos uma das sociedades mais desiguais em todo o planeta. É uma aberração que não pode continuar”, disse Petro.
Petro também prometeu educação pública universitária gratuita e mudanças no sistema de saúde e construiu uma ampla coalizão no Congresso com partidos de esquerda e de centro para aprovar sua plataforma.
Promessas de reforma previdenciária e suspensão de novos empreendimentos de petróleo causaram nervosismo aos investidores, apesar da escolha por Ocampo, autoridade de longa data, como ministro das Finanças.
O novo presidente, um ex-prefeito de Bogotá, também prometeu retomar negociações de paz com rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) e aplicar o acordo de paz de 2016 a ex-membros das guerrilhas da FARC que o rejeitaram.
Seu ministro das Relações Exteriores disse que o governo travará diálogos com gangues e pode dar aos membros sentenças menores em troca de informações sobre tráfico de drogas.

1 comentário em “Tata Katuvanjesi participou da posse de Francia Márquez como vice presidenta da Colômbia”

  1. Fabiano Magalhães

    Parabéns por mais uma conquista! A sua conquista há de abrir novos caminhos, surgirá novos horizontes e apontará para um futuro cheio de luz. Parabéns e muito sucesso! Você ultrapassou todos os seus limites e chegou em mais uma conquista no caminho da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *