Sheila Walker, antropóloga afro americana visita Terreiro de Candomblé Inzo Tumbansi

Sheila Walker, antropóloga afro americana visita Terreiro de Candomblé Inzo Tumbansi

Sheila Walker, antropóloga afro americana visita Terreiro de Candomblé Inzo Tumbansi

Sheila S. Walker, Ph.D., antropóloga cultural, cineasta e diretora executiva da Afrodiaspora, visitará o Terreiro de Candomblé Inzo Tumbansi, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, será recebida nesta sexta-feira(11/11) às 11h00 por Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), para dialogar sobre a continuidade da espiritualidade de origem africana nas comunidades da diáspora africana nas Américas e mais além. Sheila S. Walker é afro americana com amplo trabalho com utilização de imagens de práticas religiosas de sua extensa pesquisa de campo, objetiva chamar atenção de praticantes a falar por si mesmos. Walker tem abordado tópicos como a presença de seres espirituais africanos na diáspora, bem como as comunidades da diáspora expressam sua africanidade no contexto das “religiões do mundo”.
Sheila S. Walker está no Brasil para participar do XXV Encontro da SOCINE promovido pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), em forma presencial entre os dias 8 e 11 de novembro de 2022 e de forma remota nos dias 14 e 15 de novembro de 2022.
Fundadora da Afrodiaspora Global, Sheila S. Walker tem por objetivo compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre a diáspora africana. Seu primeiro volume editado, Raízes Africanas/Culturas Americanas: África na Criação das Américas, e documentário complementar, África Dispersa: Rostos e Vozes da Diáspora Africana, são baseados na conferência internacional que organizou sobre “A Diáspora Africana e a Diáspora Moderna”. Mundo.” O segundo volume editado, disponível em espanhol e português, Conhecimento desde adentro: Los afro-sudamericanos hablan de sus pueblos y sus historias/Conhecimento desde dentro: Os afro-sul-americanos falam de seus povos e suas histórias (que seria em inglês Conhecimento de dentro: os afro-sul-americanos falam de seu povo e de suas histórias), traz capítulos de afrodescendentes de todos os países de língua espanhola da América do Sul. Seu documentário mais recente é Rostos familiares/lugares inesperados: uma diáspora africana global. Ela foi Professora de Antropologia, Annabel Irion Worsham Centennial, Professora no College of Liberal Arts e Diretora do Centro de Estudos Africanos e Afro-Americanos da Universidade do Texas em Austin, e depois distinguida professora visitante, Professor de Anthropologia e diretora do programa Diáspora Africana e o Mundo no Spelman College.


One thought on “Sheila Walker, antropóloga afro americana visita Terreiro de Candomblé Inzo Tumbansi

  1. Viviane C. Antunes

    Sheila Walker, brilhante pesquisadora!!!
    Parabéns ao Inzo Tumban pela acolhida de nossa ilustre amiga em afrogenia!!
    Axé!!
    bjs
    Viviane Antunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *