Tata Katuvanjesi é convidado para sessão solene de outorga do título Doutor Honoris Causa a Davi Kopenawa Yanomami

Tata Katuvanjesi é convidado para sessão solene de outorga do título Doutor Honoris Causa a Davi Kopenawa Yanomami

Tata Katuvanjesi é convidado para sessão solene de outorga do título Doutor Honoris Causa a Davi Kopenawa Yanomami

Davi Kopenawa, xamã e liderança do povo Yanomami, vai receber o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) nesta quarta-feira (15/03). Ele será a primeira pessoa a ser agraciada com o título pela instituição.
Segundo a Unifesp, o título de doutor honoris causa é concedido a personalidades eminentes, nacionais ou internacionais, que tenham se destacado nas ciências, nas artes, na cultura, na educação, e na defesa dos direitos humanos.
Davi Kopenawa é conhecido por sua luta de décadas em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Ele foi figura-chave para a demarcação da Terra Indígena Yanomami e co-escreveu o livro A Queda do Céu, um relato sobre a cosmovisão yanomami e os impactos do contato com o “povo da mercadoria”.
Neste ano, Davi repete a parceria com Bruce Albert para a publicação de O Espírito da Floresta.
Vítima do avanço do garimpo ilegal, o povo Yanomami tem resistido para manter a própria cultura e defender o direito à existência. Davi é uma das grandes vozes globais na denúncia da crise humanitária em curso na Terra Indígena Yanomami.
A cerimônia presencial acontecerá no Teatro Marcos Lindenberg, rua Pedro de Toledo, Vila Clementino, zona sul de São Paulo e será presidida pela presidenta do Conselho Universitário da UNIFESP, professora Raiane Assumpção, e será transmitida pelo canal no YouTube da Unifesp a partir das 10h00.
Como parte da entrega do título a Davi, a Unifesp homenageia no Sesc Vila Mariana o xamã com o evento “Efeito Kopenawa”, às 15h do dia 15, com a presença de convidados como o Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), líder da Comunidade Tradicional de Matriz Centro Africana de Terreiro de Candomblé Inzo Tumbansi; o escritor Ailton Krenak, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha e o artista Denílson Baniwa. A cenografia conta com imagens de Joseca Yanomami e Claudia Andujar.
Em setembro de 2022, Davi também recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Roraima. Conforme a instituição, o título é um reconhecimento “à luta pelos direitos indígenas” de Davi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *