Agustín Lao-Montes, da Ilha de Porto Rico, no Caribe. Iniciado na Religião dos Orixás em Cuba, Babalorisá, filho de Oxum, acompanhado de um grupo de 10 pessoas de países como Colômbia, Israel, Peru, Porto Rico e do Brasil, visita dia 12/7(sexta-feira), às 17h00 o Inzo Tumbansi, em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo. Participantes da Terceira Conferência Continental ALARI sobre Estudos Afro-Latino-Americanos na Universidade de São Paulo de 10 a 12 de julho de 2024. Esta é a primeira vez que a Conferência Continental é realizada na América do Sul promovida pelo Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas (ALARI) e o Centro David Rockefeller de Estudos Latino-Americanos (DRCLAS), da Universidade Harvard, em colaboração com o USP-PRIP e o Consórcio Universitário de Estudos Afro-Latino-Americanos.
Profundo conhecedor na religiosidade Cubana do Congo e do Vodu Porto-Riquenho, Agustín Lao-Montes é professor de Sociologia e Estudos Africanos na Universidade de Massachusetts e membro do Comitê Coordenador da Articulação Regional Afrodescendente nas Américas e no Caribe-ARAAC. Seu último livro é intitulado “Contrapontos Diaspóricos: Cartografias Políticas de Nossa Afroamérica”. Ele estará acompanhado da sua esposa, Dinah Orozco, nascida em Barranquilla, no Caribe colombiano. Ela é Iyalorisá, filha de Ogum e Iansã. Também poeta, seu primeiro livro se chama “Las Semillas del Muntu” e trata de ancestralidade, dos Orixás e das divindades do Congo. É doutoranda em Estudos Africanos e Afro-Americanos na Universidade de Harvard.
Agustín Laó-Montes é doutor em sociologia histórica pela Binghamton University em Nova York (20003) e é um intelectual-ativista afrodescendente de origem porto-riquenha. É professor de sociologia na Universidade de Massachusetts, onde também é pesquisador do Center for Latin American and Caribbean Studies e coordenador do programa de pós-graduação em Diásporas Africanas no doutorado em Estudos Afro-Americanos. Publicou vários livros e um grande número de artigos sobre tópicos como Globalização, Movimentos Sociais, Questão Urbana, Identidades Étnico-Raciais e Racismo, Pensamento Crítico Caribenho e Afrodiaspórico, Teoria Decolonial. Estudos Africanos e Educação Intercultural. É ativista em diversas áreas, incluindo os processos do Fórum Social e redes afrodescendentes nas Américas. Ele é membro do comitê coordenador da Articulação Regional Afrodescendente nas Américas e no Caribe (ARAAC). Ele está vinculado a programas de doutorado na Universidad del Externado em Bogotá e na Universidad Simon Bolívar em Barranquilla. Foi professor visitante na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) -Quito; Universidade do Vale, Cali; Universidade de Antioquia; Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Porto Rico, entre outras. Ele já proferiu palestras em universidades na América Latina, África, Ásia, EUA e Europa.