Matriarca do Terreiro Tumbenci chega a São Paulo para lançamento do Kit Educativo Africano e Afro Brasileiro

Matriarca do Terreiro Tumbenci chega a São Paulo para lançamento do Kit Educativo Africano e Afro Brasileiro

Matriarca do Terreiro Tumbenci chega a São Paulo para lançamento do Kit Educativo Africano e Afro Brasileiro

A matriarca do Terreiro Tumbenci de Maria Neném, Nengwa Lembamuxi desembarca nesta sexta-feira, às 19h00 em São Paulo para participar amanhã (15/3), às 11h00 do lançamento do KIT EDUCATIVO AFRICANO E AFROBRASILEIRO. Kit educativo inédito é resultado de dois anos de trabalho de educadores, pesquisadores negros e lideranças religiosas de comunidades de matriz africana.

A líder do Terreiro de candomblé kongo angola de feição bantu mais antigo, Nengwa Lembamuxi, a carismática Mãe Florzinha, será recepcionada no Inzo Tumbansi, conduzido por Tata Nkisi Katuvanjesi. A atividade tem presença confirmada de outra figura ilustre da musicologia bantu-kongo e da academia intelectual, o também baiano, Tata e professor doutor Tiganá Santana.

Após dois anos de trabalho envolvendo pesquisadores, educadores e lideranças de comunidades de matriz africana, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP está lançando seu primeiro Kit Educativo Africano e Afro-brasileiro. O kit contém recursos pedagógicos para contribuir com os professores na aplicação em sala de aula das leis 10.639 e 11.645, que tornaram obrigatório o ensino de história e cultura da África, dos afrodescendentes e dos povos indígenas nas escolas brasileiras. O lançamento do Kit Educativo aconteceu inicialmente dia 26 no MAE, às 15 horas. Já amanhã, sábado, 15 de março, será realizada a partir das 11 horas no Terreiro de Candomblé Kongo Angola Inzo Tumbansi, em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo. O evento conta com a colaboração de instituições e pessoas envolvidas no projeto, incluindo a liderança tradicional do terreiro Inzo Tumbansi, Tata Katuvanjesi, pesquisadores negros e profissionais do MAE, do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo e Núcleo de Educação para as Relações Étnico–Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

“O objetivo é evidenciar os espaços do terreiro como locais patrimoniais da cultura afro-brasileira e também como guardião das filosofias africanas, que contribuem para o combate do racismo religioso e do racismo presente na sociedade de forma geral”, afirma o educador Maurício André da Silva, sobre a importância de realizar o evento no terreiro de candomblé. Maurício foi um dos profissionais do MAE envolvidos na coordenação do projeto para a produção do novo kit educativo.

O QUE? Lançamento do KIT EDUCATIVO AFRICANO E AFRO BRASILEIRO

QUANDO? Dia 15 de março de 2025

HORÁRIO? 11H00

ONDE? Terreiro Inzo Tumbansi

Rodovia Armando Salles, 5205 – Recreio Campestre, Itapecerica da Serra/SP