A Casa Sueli Carneiro promove o IV – Festival – “Memória Negra e Reparação em afluência” que ocorrerá durante o período de 24 à 29 de junho de 2025.
Todo mês de junho o Festival Casa Sueli Carneiro dá continuidade a celebração anual de promoção do legado intelectual e militante de uma das maiores vozes brasileiras no combate ao racismo e ao sexismo. Ao festejar o aniversário de Sueli Carneiro, a Casa promove atividades culturais, artísticas e educativas dirigidas à comunidade em geral e estimula diferentes grupos, coletivos e organizações a fazer o mesmo. O Festival contempla uma programação múltipla, descentralizada e autogestionada, realizada pela Casa Sueli Carneiro e por parceiras e parceiros.
A Casa Sueli Carneiro ocupa a construção onde a ativista e pensadora Sueli Carneiro viveu por 40 anos. A casa foi espaço informal para inúmeros encontros entre intelectuais e ativistas do movimento negro e do movimento de mulheres negras e abriga, agora institucionalmente, expressões e linguagens orientadas pelo legado ativista-intelectual em movimento de Sueli Carneiro.
Trata-se de um lugar que acolhe produção, ativismo e pensamento negro, ancora e sistematiza reflexões, expressões, experiência e acontecimento, ampliando a visibilidade e a abrangência do pensamento ativista-intelectual-político negro no Brasil e suas interfaces com o pensamento nacional e internacional. A Casa Sueli Carneiro fortalece o campo do ativismo e pensamento negro no Brasil e no mundo.Tata Nkisi Katuvanjesi, de nome colonial Walmir Damasceno, autoridade tradicional do Terreiro de Candomblé Kongo Angola Inzo Tumbansi, de feição bantu foi convidado e participará da atividade “Espiritualidade, saúde e redes de cuidado”, dia 26/06 das 14h às 17h, com os seguintes participantes: Lisa Harper (EUA) e a mediação de Jacqueline Teixeira.