Da Redação em Luanda, Angola
Educadora Social e antropóloga Ana Maria de Oliveira
Luanda/Angola – Autora de obras literárias como: Angola e a Expressão da sua Cultura Material (1991/1994), Elementos Simbólicos do Kimbanguismo (1994) entre outras, e ex-Ministra Angolana da cultura, de 1993 a 1999, Ana Maria de Oliveira que é educadora social e antropóloga, nascida na capital da República do País africano, Luanda, licenciou – se na Universidade Nova de Lisboa, dedicando a maior parte das suas pesquisas e investigações a temas ligados aos costumes e práticas das comunidades culturais angolanas, recebe amanhã (27/5), às 15h0, horário de Angola, o Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno. O encontro ocorrerá no Hotel Alvalade (foto), visa discutir e impulsionar o projeto do ILABANTU “A Revalorização dos Aportes Culturais dos Africanos e Seus Descendentes no Brasil e América Latina” no momento em que a ONU celebra a Década dos Afrodescendentes.
Vista parcial de Luanda capital de Angola
“Num amanhecer distante, em que o chilrear dos pássaros soava harmoniosamente em que a terra cheirava a húmida porque tinha chovido”, realçou a Antropóloga ao contatar o coordenador do Instituto Latino Americano de Tradições Afro Bantu (ILABANTU), com quem mantém estreitas ligações desde que foi Ministra da Cultura de Angola.
Hotel Alvalade
Ana Maria de Oliveira também foi deputada da Assembleia Nacional e como mulher de cultura dirige a sua atenção para diversas áreas, dedicando-se também a literatura infantil, onde já publicou obras do seu projeto denominado Kauyka, uma coleção de histórias infantis. |