COVID-19 e a África: Medicamentos de Herança e Conhecimento na História

COVID-19 e a África: Medicamentos de Herança e Conhecimento na História

A cultura e a tradição de um povo é o que o distingue distintamente de outras sociedades humanas na família da humanidade.
Numa tentativa de promover a cultura e tradição africanas em todo o mundo, o Centro de Pesquisa e Documentação sobre Tradições e Línguas Africanas (CERDOTOLA) tem desde então tomado posição como uma das principais organizações responsáveis pela cultura, salvaguarda e promoção da África e suas tradições.
Em sua busca para desenvolver culturas e tradições africanas, CERDOTOLA, sob a liderança do professor doutor Charles Binam Bikoi, o Secretário Executivo tem se envolvido na recalibragem e reposicionamento da cultura e tradição africana por meio de seus programas e atividades.
A cultura, como geralmente é entendida, envolve uma totalidade de traços e caracteres que são peculiares a um povo na medida em que os diferencia de outros povos ou sociedades. Esses traços peculiares passam a incluir a linguagem das pessoas, vestuário, música, trabalho, artes, religião, dança, entre outros. Também passa a incluir as normas sociais, tabus e valores de um povo.
No entanto, CERDOTOLA é uma organização que visa promover as artes vivas africanas na sua diversidade, tendo em conta todo o seu potencial criativo e incentivando o intercâmbio e a cooperação entre os países africanos.
Estabelecido em 1977 por iniciativa de dez países da África Central com o apoio da UNESCO, CERDOTOLA escolheu acertadamente Charles Binam Bikoi como Secretário Executivo desde 2006. Sua liderança, bem como as importantes reformas estruturais que empreendeu, permitiram que a instituição fosse aprovada 2010 do estatuto de instituição africana sub-regional a Organização Internacional dedicada ao património africano, cujo programa científico visa agora a operacionalização da investigação com um reforço da adesão de novos estados membros e uma abertura dinâmica à Diáspora, a exemplo da nomeação do Tata Nkisi Katuvanjesi(Walmir Damasceno), representante diplomático responsável para Brasil, América Latina e Caribe.
Por sua vez, CERDOTOLA incorporou questões que preocupam o desenvolvimento tecnológico, a linguagem, o casamento, o modo de vestir, as artes e o artesanato, a comida, a festa, a religião, a vida social, a educação e o sistema político dos povos que vivem na África. A fim de não permitir que a cultura e tradição da África entrem em extinção, CERDOTOLA desempenhou um papel significativo na luta contra a exploração.
Como parte de seus esforços para levar a África para o próximo nível, a organização, ao longo dos anos, reuniu os dados e informações necessários sobre as línguas faladas no ato central singular, garantindo a disponibilidade de dados e informações sobre as línguas africanas na África Central que irão a longo caminho na preservação dessas línguas.
Além disso, em seus esforços para dar a África o melhor no que diz respeito à tradição, o Secretário Executivo da CERDOTOLA lançou recentemente um livro intitulado: “COVID-19 e a África: Medicamentos de Herança e Conhecimento na História”. Este visa identificar o lugar da Medicina Tradicional Africana na esteira do COVID-19 e do conhecimento na história.
O livro identificou várias soluções para os vírus e conhecimento da África por meio de seus medicamentos tradicionais. A África como continente é abençoada com medicamentos tradicionais que podem curar um grande número de vírus abundantes. Entre as lições estão: 2020, o tempo para passar o bastão de um ano que termina para uma ordem que está prestes a começar, o conhecimento africano importa, a mutualização do conhecimento endógeno, entre outros.

Author Description

admin