Fato histórico, pela primeira vez uma Comunidade Tradicional de Candomblé passa fazer parte do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Trata-se do Inzo Tumbansi, terreiro de candomblé kongo angola, de feição bantu, mantido e conservado pelo Instituto Latino Americano de Tradições Bantu (ILABANTU). O órgão, de caráter consultivo, tem nessa nova composição, desde presidente nacional da UNE a juízes, ex-reitores, uma vasta representação.
O CEUS/UNIFESP terá como finalidade o assessoramento do Conselho Universitário (Consu) e dos demais conselhos centrais da instituição, servindo como mais um espaço de diálogo institucionalizado entre a Universidade e a sociedade, em seus diversos segmentos, incluindo setor privado, público e terceiro setor.
O Conselho objetiva auxiliar na proposição e no debate de temas de interesse local, nacional e internacional que orientem as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, bem como nos programas e ações acadêmicas e nas metodologias de ensino inovadoras, tudo alinhado com as necessidades da sociedade brasileira. No rol de atuação do Conselho também está a colaboração com a avaliação do estudante egresso da Unifesp, a proposição de parcerias com movimentos sociais, órgãos de classe e entidades civis, além de parcerias público-privadas para investimentos estratégicos da Unifesp, incluindo novas infraestruturas e áreas de pesquisa.
O Conselho Estratégico Universidade Sociedade (CEUS), é composto por 65 entidades e conselheiros que foram aprovados pelo Conselho Universitário em sessão do último dia 7 de abril. A primeira sessão do Conselho ocorrerá virtualmente, quinta-feira, 15 de abril, a partir das 9h00, a fim de discutir importante pauta. Pelo ILABANTU, que representa o Inzo Tumbansi, tem como Conselheiro Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno).