Publicações

Entre as Duas Academias: A encruza de saberes e o Candomblé Kongo-Angola em São Paulo

SINOPSE
E por acaso, São Paulo bate tambor? Com essa pergunta e a benção de Mpambu a Nzila, se inicia a publicação que o leitor tem em mãos.

Ainda não se falou o suficiente sobre a importância das tradições sagradas de matriz africana para a formação social, cultural e econômica do Brasil. Mas mesmo entre a literatura especializada há um hiato no reconhecimento da presença do Povo de Santo em São Paulo, em especial, da tradição Kongo-Angola, que aqui é apresentada.  Essa lacuna injustificada é fruto do racismo científico e corroborada, muitas vezes, por uma academia desatenta à multiplicidade de influências culturais africanas no Brasil. Ignoram, no entanto, umas das tradições mais importantes para a formação do que somos.

Esta publicação apresenta os resultados das primeiras etapas do Mapeamento de Terreiros em São Paulo a partir de artigos que discutem importantes aspectos do Condomblé Congo-Angola.

Ficha Técnica
Organizadores:

Walmir Damasceno (Taata Nkisi Katuvanjesi);  
Deivison Faustino (Muendexi dya Nzambi);
Ellen de Lima Souza (Omilemi);
Renata Cristina Gonçalves

Edição: 1ª  Dandara Editora
Ano de Publicação: 2024

Através das águas: os bantu na formação do Brasil

SINOPSE
Leitura obrigatória para se entender o legado dos bantos no Brasil, este livro contribui para ampliar e rever o debate sobre a participação dos povos oriundos da África Central na formação da cultura nacional.  Em geral essa presença foi minimizada nos estudos acadêmicos clássicos, diante de comparações incorretas com outros povos da África Ocidental, como os iorubas, muitas vezes tidos como “superiores”. O livro pretende, pois, inverter essa narrativa e apontar que antes do Brasil ser Brasil, ele possuía uma alma banto.

Este livro é uma contribuição para a valorização do legado das culturas banto no Brasil e em outras partes do mundo presente nas manifestações da congada, capoeira, jongo, maracatu, candomblé; no catolicismo negro; nos ritmos e instrumentos musicais, como samba e batuque; nas contribuições das línguas banto para a formação do português falado no Brasil; enfim, numa vasta lista de produtos culturais que não são apenas elementos fixos, mas estruturas dinâmicas a partir das quais os povos afro-diaspóricos se desenvolveram nas Américas e criaram culturas nacionais distintas.

Assim, convidamos o leitor a fazer a travessia por meio e através das águas da Kalunga Grande, o mar, o grande rio, o espelho que separa e aproxima, na filosofia banto, os vivos deste mundo visível dos vivos, ainda que invisíveis, do outro mundo. É nesse encontro de resistência entre os habitantes do passado e do presente que flui a vida como resposta à violência e à morte como política.

Ficha Técnica
Organizadores:
Vagner Gonçalves da Silva,
Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno)
Rosenilton Silva de Oliveira
José Pedro da Silva Neto

Edição: 1ª  Editora Hucitec
Ano de Publicação: 2023
ISBN: 9788584043576