Casa de Oxumarê é tombada como patrimônio histórico e cultural do Brasil

Casa de Oxumarê é tombada como patrimônio histórico e cultural do Brasil

Salvador/BA – O terreiro Ilê Axé Oxumarê foi tombado como patrimônio histórico e cultural do Brasil na tarde de quarta-feira (26/11), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília. Para o superintendente do Iphan, Carlos Amorin, a preservação dos terreiros de candomblé é de extrema importância para a Bahia e o Brasil, pois eles representam o símbolo de resistência do povo negro.

oxumare_casa

Para o sacerdote Babalorixá Agoensi Danjemin, supremo dirigente do Ilê Axé Oxumarê, o Babá Pecê (Silvanilton Encarnação da Mata), o tombamento é o reconhecimento de uma luta histórica iniciada pelos antepassados. Ele considera uma conquista que alegra todas as casas de matriz africana.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse que “Muito além das práticas religiosas, o terreiro exerce papel fundamental à luta e resistência do povo negro, bem como na disseminação da rica cultura africana em nosso país”.

A solicitação de tombamento do Ilê Axé Oxumarê – considerado um dos mais antigos centros de culto afro-brasileiro da Bahia e do Brasil e de grande reconhecimento social – foi feita em 18 de setembro de 2002, por Babá Pecê. Ele ressaltou que a proteção é um reconhecimento da contribuição do povo africano que trouxe e deixou no Brasil seu conhecimento, sua cultura, seu legado.

Para o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, o tombamento reafirma o momento histórico vivido no país onde se consolidam as políticas de ações afirmativas pelo poder público e sociedade na superação das desigualdades.

Oxumarê é simbolo da riqueza

Oxumarê é o orixá do movimento e dos ciclos vitais que geram as transformações, que o santuário é consagrado. Na tradição iorubá, os orixás correspondem a ancestrais divinizados e que correspondem às forças da natureza. Portanto, seus arquétipos estão diretamente relacionados às manifestações dessas forças.

Segundo a tradição, Oxumarê é simbolo da riqueza, da continuidade e da permanência, é a serpente-arco-íris, que representa a união entre o céu e a terra, o equilíbrio entre os orixás e os homens. É uma divindade muito antiga, participou da criação do mundo enrolando-se ao redor da terra, reunindo a matéria e dando forma ao Mundo. Sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do ciclo vital. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.

O dia da semana de culto à Oxumarê é a terça-feira; suas cores são o amarelo e o verde (ou preto), além das cores do arco-íris; seus símbolos são o Ebiri (espécie de vassoura feita com nervuras das folhas das palmeiras), a serpente, o círculo e o bradjá (colar de búzios); e sua saudação é: A Run Boboi!!!

Agora, são sete terreiros de candomblé protegidos pelo IPHAN, o que reafirma a postura da instituição na consolidação de um conceito sobre o Patrimônio Cultural, que inclui todas as manifestações que contribuíram para a formação da identidade nacional ao longo dos séculos e envolve a sociedade na gestão deste patrimônio. “Toda a história e resistência de um povo, representada neste espaço, que é o Terreiro, foi reconhecida e agora é um bem cultural brasileiro, protegido“ celebrou a presidenta do IPHAN, Jurema Machado. Os terreiros já tombados pelo IPHAN são Casa Branca, Ilê Axé Opô Afonjá, Gantois, Alaketu e Bate-folha, na Bahia em Salvador, e a Casa das Minas Jejê, em São Luís (MA).

Com informações da Ascom Sepromi / Iphan, da redação Kimwanga-Nsangu – Agência de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *