Mam´etu de Nkisi Hilda Pinto dos Santos morre aos 97 anos

Mam´etu de Nkisi Hilda Pinto dos Santos morre aos 97 anos

Mametu-de-Nkisi-Hilda-Pinto-dos-Santos

Salvador/BA – É com muito pesar que a Sepromi e o povo baiano lamenta o falecimento nessa madrugada (22) de Mam´etu de Nkisi Hilda Pinto dos Santos, aos 97 anos. A autoridade religiosa era chamada de Mam´etu Sasì diá Mpungu e filha de Dandalunda do Terreiro do Tumbensi, fundado na época da falecida Maria Genoveva do Bonfim, conhecida Maria Neném.

Mam´etu Hilda Pinto, em sua trajetória de vida, se destacou como uma mulher de personalidade marcante, exigente em seus ensinamentos e cobrava aos seus filhos o aprendizado transmitido pela oralidade, que é peculiar no candomblé.

No bairro de Pernambués, onde residiu por muitas décadas, doou o terreno para a construção do Centro de Saúde do bairro, tendo no local uma placa em sua homenagem. A autoridade religiosa contribuiu também com a construção de duas escolas no mesmo bairro, demonstrando respeito e compromisso com a comunidade. Pelo seu ativismo e o reconhecimento do trabalho prestado, atualmente existe uma avenida em Pernambués com seu nome.

Hilda Pinto dos Santos, deixa duas netas, e uma eterna saudade aos povos de terreiro, pois mais uma preciosa autoridade religiosa se parte, deixando lembranças da importância da vida, e a necessidade de aprendermos com os nossos mestres/as do candomblé para que a tradição e a essência se mantenha, mesmo com o avanço tecnológico.

O Ilê Axé Oyá Tolá, que é conduzido pela Iyalorixá Raidalva Santos, localizado no distrito de Passagem dos Teixeiras está de luto!! Local onde a Mam´etu de Nkisi Hilda Pinto dos Santos residia. Que Nzambi ilumine seus caminhos e lhe dê o descanso eterno.

Fonte: SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

2 thoughts on “Mam´etu de Nkisi Hilda Pinto dos Santos morre aos 97 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *