Kizoomba de Nkosi celebrada com júbilo no Nzo Tumbansi

Itapecerica da Serra/SP – No último sábado, noite fria do dia 4 de julho, foi realizada a Kizomba Ye Makunde Kwa Nkosi – festa em celebração a uma das divindades mais veneradas do candomblé Congo Angola, o Nkisi Nkosi, mera similitude de Ògùn.

O evento ocorreu na sede do Ilabantu – “NzoTumbansi” em Itapecerica da Serra, região metropolitana sul da Grande São Paulo e teve sua dependência lotada por fiéis e seguidores do candomblé nas suas mais diversas vertentes, além de lideranças de povos e comunidades tradicionais de matriz africanas de principais capitais e cidades brasileiras.

kizoomba-nkosi-tumbansi-02

Por volta das 22h30, o Nganga-Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno adentrou a Seka Dya Mpwena Sambu (Salão de Culto) com seus Jimonankisi (Filhos de Santo), saudando os ancestrais, entoando cantigas deixadas pela saudosa Nengwa Tuenda dia Nzambi – Maria Genoveva do Bonfim a matriarca do candomblé Congo Angola e assim se deu início a mais uma cerimônia tradicional.

kizoomba-nkosi-tumbansi-01Oga de Xangô e professor doutor Hédio Silva Junior, que
recebeu o título de Grande Benemérito da Cultura Tradicional
Afro Bantu Brasileira

Abrilhantou a noite o estimado Oga de Xangô e professor doutor Hédio Silva Junior, que recebeu o título de Grande Benemérito da Cultura Tradicional Afro Bantu Brasileira, em reconhecimento aos seus mais de 11 anos de esforços para conseguir o direito de resposta das religiões afro brasileiras em relação aos ataques sofridos pelas redes televisão Record e Mulher.

O ponto alto da noite foi quando se fez presente o Nkisi Nkosi incorporado no Taata Nkisi Kialeji – José Raimundo da Silva, que trouxe o seu Makunde, e este foram servido a todos, saciando a fome física e espiritual dos presentes.

Também foi apresentada pelo Nkisi Nzazi a nova Makota do Nzo Tumbansi, Tânia Rocha Bento de Matamba, que foi recebida por Uambulu N Sena. Assim mais uma vez os Bankisi mostraram sua força e todos puderam compartilhar desse momento em atmosfera de respeito, alegria e fé.

Após a cerimônia o clima de confraternização continuou no Nzo Tumbansi, onde os convidados ficaram até amanhecer o dia. Destacados nomes de representantes do candomblé marcaram a presença, a exemplo de Mam’etu kwa Nkisi Auiza Lundirê, Taata kwa Nkisi Mufumbi Kitambo, Taata Sobajitaleua e demais membros da comitiva vindo do Rio de Janeiro, assim como do Taata Njimbidi Kisaneji, koota Kitamazi Nganga, Newgua kwa Nkisi Kafunje, Taata kwa Nkisi Kiamuloji, Babá Odessi, Babá Sérgio de Odé, Taata kwa Nkisi Katulemburange, babá Victor de Logun – Edé, Iyalorixá Iracema de Oxum, Taata kwa Nkisi Alamussanji, pai Jeferson de Ògùn, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *