Rei Tradicional Bantu diz que se encontra na fase de preparação para sua viagem ao Brasil

Rei Tradicional Bantu diz que se encontra na fase de preparação para sua viagem ao Brasil

Itapecerica da Serra/SP – Em contato com Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno, coordenador nacional do ILABANTU, através de conversa telefônico ocorrida ontem, dia 30/7, o soberano Bailundo, Armindo Francisco Kalupeteka Ekuikui V, declarou que os avanços positivos por parte do Governo de Angola, através de pareceres favoráveis dos Ministérios da Cultura e da Administração do Território, “estamos na fase de preparação da nossa viagem ao Brasil que ocorrerá em breve”, em atendimento ao convite que lhe foi formulado desde o ano passado pelo ILABANTU, realçando que a sua vinda ao Brasil representa a revitalização da herança cultural africana, por ser a primeira visita oficial de um rei bantu, após a abolição da escravatura, em 1850.

ekwikwi_katuvanjesi_016

Informou que o convite que lhe foi feito inscreve-se no quadro dos objetivos da Década Internacional dos Afrodescendentes, criada por resolução da Assembleia Geral da ONU, em 23 de Dezembro de 2014, com o tema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

Ekuikui V disse que o Instituto Latino Americano de Tradições Afro Bantu idealizou a visita para diversos estados brasileiros, para manter contato com a cultura afro-bantu brasileira.

Estão envolvidas na preparação da viagem do Rei do Bailundo ao Brasil personalidades como Judith Luacute, o jornalista José Armando Estrela, e o articulista Avelino Costa, que representam igualmente o ILABANTU em Angola e toda África austral.
O reino do Bailundo, localizado a 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, é um dos mais respeitados do país, pela sua resistência na luta contra a ocupação colonial, nos longínquos anos de 1500.

O mesmo foi fundado pelo rei Katiavala I, proveniente da vizinha província do Cuanza Sul, e atualmente funciona com 35 sobas, oito dos quais em regime permanente, por residirem na corte. Ekuikui V, cujo nome civil é Armindo Francisco Kalupeteka, foi entronizado em 2012, sendo o 38º rei, sucedendo Ekuikui IV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *