Itapecerica da Serra/SP – A mais antiga e importante organização que congrega terreiros de candomblé no país, Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (Fenacab, ex-Federação Baiana do Culto Afro Brasileiro), fundada em novembro de 1946, com sede no Pelourinho, centro histórico de Salvador, reelegeu semana passada o bàbàlòórisà-àgbà Aristides Mascarenhas, o pai Ari d`Ajàguna, do Ilê Asè Opô Ajaguna, para mais um mandato como presidente da instituição. Em conversa travada com Pai Ari, Taata Katuvanjesi desejou votos de pleno êxito na nova gestão, momento em que o Bàbàlòórisà-Àgbà convidou Taata Katuvanjesi para integrar a gestão à frente da Fenacab como Coordenador da instituição sediada na capital baiana. A cerimônia de posse será após o carnaval.
Por sua vez, pai Ari lembrou que “Katuvanjesi, por sua dedicação, compromisso comprometimento na defesa das tradições africanas, notadamente dos povos de origem e influência bantu não poderia ficar de fora dos quadros da Fenacab”, sentenciou. A luta empreendida por Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno, coordenador nacional do ILABANTU e Nzo Tumbansi na valorização da cultura tradicional africana e especialmente, a cultura tradicional angolana no Brasil, vem ganhando reconhecimento nacional e internacional.
Do Rio de Janeiro por exemplo, lideranças do candomblé congo angola carióca, como Taata Kilondiri e Kiluanji, respectivamente Pai Marcos de Nkosi e Geraldo de Oliveira, de Nlemba, do Nzo Mundele Ia Nkosi Anga Nlemba, sediado em Itaipuaçú, região de Niterói, estiveram pessoalmente na sede do ILABANTU dia 23/1, durante a realização da Kizoomba de abertura do Calendário Festivo e Tradicional de Nzo Tumbansi, tecendo comentários elogiosos e de reconhecimento. O mesmo tem dito com frequência Taata Efamim Ia Lemba, o tenente oficial da Aeronáutica, Alex dos Santos Gabiatti, dirigente do Inzo Mundele Ia Lemba, a rua Roberto Cabral, 398, Estrada do Magarça, Guaratiba, que assumiu como coordenador estadual do ILABANTU no Rio de Janeiro.
Do exterior, o escritor e médico angolano radicado na Alemanha, Francisco Narciso Cobe, autor de várias obras literárias e entre elas o Dicionário Português Kikongo, encaminhou a seguinte mensagem ao Taata Katuvanjesi |
Adorei
Foi emocionante