A chapa 1 – Fazemos Unifesp, apoiada pelo ILABANTU e Inzo Tumbansi, formada por Nelson Sass e Raiane Patrícia Severino Assumpção, venceu a consulta prévia à comunidade para escolha de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de São Paulo(Unifesp), mandato 2021-2025 com 2.830 votos. Participaram do processo eleitoral 7.774 indivíduos, dentre os quase 24 mil integrantes da comunidade Unifesp, incluindo docentes, técnicos administrativos e estudantes habilitados a votar.
Trata-se da maior participação em votos absolutos, considerando as três últimas eleições. A apuração aconteceu virtualmente, na noite de sexta-feira (18/12), com transmissão ao vivo pelo canal da universidade no YouTube.
Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a eleição foi realizada, pela primeira vez, de maneira totalmente on-line entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2020, por meio do Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp (SEVU). Confira o resultado e a divisão dos votos do pleito:
– 1º. Chapa 1 – Fazemos Unifesp: Nelson Sass (EPM/Unifesp – Campus São Paulo) e Raiane Patrícia Severino Assumpção (Proec/Unifesp) 2.830 votos (Valor ponderado: 0,2220)
– 2º. Chapa 2 – Autonomia com Integração (Chapa 2): Emilia Inoue Sato (EPM/Unifesp – Campus São Paulo) e Janine Schirmer (EPE/Unifesp – Campus São Paulo) 2.464 votos (Valor ponderado: 0,2154)
– 3º. Chapa 3 – Um Novo Tempo: Descentralizar, Democratizar, Transformar: Luiz Leduino de Salles Neto (ICT/Unifesp – Campus São José dos Campos) e Adriana Karla Cardoso Amorim Reis (ICAQF/Unifesp – Campus Diadema) 2.392 votos (Valor ponderado: 0,1180)
– Brancos e nulos 88 votos (Valor ponderado: 0,0071)
– Total 7.774 votos (Valor ponderado: 0,5626)
A partir desses resultados, ocorrerá, no dia 26 de janeiro de 2021, a eleição pelo Conselho Universitário (Consu), que irá elaborar uma lista tríplice com os três candidatos mais votados pelo colegiado, a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação da nova gestão.
O presidente da Comissão Organizadora da Consulta (COC), Fábio Franzini, fez um balanço positivo do processo eleitoral. “Foi muito bom ver que a comunidade se envolveu e participou dos debates. Essa é a melhor e maior expressão daquilo que desejamos, que é uma universidade grande, no sentido pleno da palavra, uma universidade participativa e democrática”.
Nelson Sass e Raiane Assumpção, da chapa 1 – Fazemos Unifesp, foram eleitos pela comunidade acadêmica para a Reitoria da universidade, quadriênio 2021-2025
Sass agradeceu a todos que depositaram seus votos de confiança na chapa e reforçou a importância de se respeitar a autonomia universitária. “Vamos em frente, elevar o nome da Unifesp no sistema de universidades públicas. Esperamos avançar nas próximas etapas para conduzir nossa instituição nos próximos quatro anos”, declarou. “Recebemos esses votos com alegria, mas também com muita responsabilidade”, reconheceu sua vice, Raiane Assumpção.
“Este pleito é da maior importância para a nossa universidade, um grande feito para a democracia interna”, disse a reitora Soraya Smaili, ao agradecer o trabalho dos envolvidos no processo e a participação da comunidade. Smaili, que deixa o cargo após duas gestões, em abril de 2021, também parabenizou a chapa eleita e as demais que participaram da eleição.
Chapa Fazemos Unifesp, apoiada pelo ILABANTU, vence eleições para Reitor e Vice-Reitora
- COVID-19 e a África: Medicamentos de Herança e Conhecimento na História
- COMUPOAFRICA de Itapecerica da Serra é publicado na imprensa oficial do municipio