Cerimônia celebra visita da Matriarca do Terreiro Tumbenci de Maria Neném em São Paulo

Cerimônia celebra visita da Matriarca do Terreiro Tumbenci de Maria Neném em São Paulo

Cerimônia celebra visita da Matriarca do Terreiro Tumbenci de Maria Neném em São Paulo

Itapecerica da Serra/SP – Comunidade Tradicional Centro Africana Inzo Tumbansi, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo celebrou na manhã de sexta-feira (5 de novembro) a visita de uma das personalidades mais ilustre do Candomblé Kongo Angola, a matriarca do Terreiro Tumbenci de Maria Neném, Nengua Lembamuxi, autoridade espiritual e ancestral. Recepção a dirigente tradicional do primeiro Terreiro de Candomblé Kongo Angola do Brasil teve início na sua chegada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, procedente de Salvador.

Coube a professora Patricia Cerqueira dos Santos fazer minucioso relato da presença do Inzo Tumbansi ILABANTU em Itapecerica da Serra. Por sua vez, Nengua Lembamuxi, visivelmente emocionada agradeceu ao público presente, saudou os ancestrais, louvou e cantou em honra aos Bankisi(plural de Nkisi) e disse da sua alegria em retornar ao Inzo Tumbansi, casa de candomblé descendente do Terreiro Tumbenci.

O anfitrião, Taata Katuvanjesi (Walmir Damasceno), destacou que “a visita de Nengua Lembamuxi, mulher guerreira, de personalidade forte, se traduz em um fato histórico, recheado de simbolismo por se tratar de ser a matriarca, herdeira do Terreiro de candomblé kongo angola erguido pela mais celebre Nengua de Nkisi, Maria Neném, como era conhecida a saudosa Maria Genoveva do Bomfim, fundadora deste Terreiro que hoje é conduzido por sua sobrinha-neta, a carismática Mãe Florzinha. Katuvanjesi destacou ainda que a Bahia é, sem dúvida, o coração da cultura afrobrasileira e é com esse respeito aos ancestrais e em especial a memória de Maria Neném que reverenciamos a herdeira de um dos mais antigo Terreiro da nação Angola em Salvador, o Tumbenci (1850), que representa o conhecimento sobre a grandeza cultural de matriz africana e a trajetória de sua fundadora Maria Neném (1865-1945), reconhecida como pioneira da tradição Congo Angola, sacerdotisa mais amada de Salvador e esse fio da memória é a Nengua Lembamuxi”.

No sábado, dia 6, pela manhã Nengua Lembamuxi foi homenageada com cânticos de capoeira angola por Tata Kyalundi, muzenza Kimonile e Tata Ngelwame. Às 14h00 a líder do Terreiro Tumbenci de Maria Neném foi formalmente apresentada aos presentes, ocasião em que recebeu cumprimentos de lideranças que formam rede de terreiros filiados e vinculados ao Inzo Tumbansi espalhados por todo Brasil e representantes de instituições da sociedade civil, a exemplo de um grupo de advogadas e advogados, liderados por Lazara Carvalho, advogada negra, candidata a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo.

A vice reitora da UNIFESP, professora Raiane Assumpção, presente ao encontro cumprimentou a Matriarca do Tumbenci e falou da importância do momento, destacando a pareceria que ao longo dos anos a Unifesp tem tido com Inzo Tumbansi ILABANTU e as contribuições que seu líder, Tata Katuvanjesi tem disponibilizado com objetivo de valorizar as culturas africanas, sobretudo as civilizações bantu e por consequência o candomblé kongo angola. Prestigiando a Matriarca do Tumbenci, o evento contou com a presença e participação de Deivison Nkosi, professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo e doutor em sociologia pela UFSCAr, autor do livro “Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro”, atualmente coordenador do Projeto de Mapeamento de Terreiros de Candomblé de feição bantu na capital de São Paulo.




3 thoughts on “Cerimônia celebra visita da Matriarca do Terreiro Tumbenci de Maria Neném em São Paulo

  1. ESMERALDO EMETERIO DE SANTANA FILHO

    Parabenizo Taata katuvangesi e todos da comunidade do Inzo Tumbansi.
    Bençãos dos Bankise.
    Ngasakidila ua Nzambi.

  2. Argemiro. Tata Uanzaia

    Kozandio . Como de sempre tudo plenamente maravilhoso. Para ao meu amigo e irmão taata katuwanjesi. É todos os envolvidos na celebração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *