São Paulo é a primeira cidade brasileira a ter o Dia Municipal de Celebração da Cultura Bantu

São Paulo é a primeira cidade brasileira a ter o Dia Municipal de Celebração da Cultura Bantu

São Paulo é a primeira cidade brasileira a ter o Dia Municipal de Celebração da Cultura Bantu

São Paulo, capital, é a primeira cidade do País a ter o Dia Municipal de Celebração da Cultura Bantu. A Lei 17.053 de 22 de janeiro de 2019 foi aprovada pelo legislativo paulistano que define 13 de outubro como data oficial que celebra essa cultura civilizatória e ancestral do além atlântico e inserida no Calendário de eventos da maior Cidade brasileira. O pleito foi aprovado graças ao empenho do vereador professor Toninho Vespoli, do Psol, proponente do projeto de Lei 768/17, a partir de sugestão do terreiro de candomblé Inzo Tumbansi, reafirmando valores das civilizações africanas, em particular dos Bantu na formação da sociedade brasileira.
A celebração da cultura negra no Brasil é elemento central de resgate nacional da memória de povos que foram — e ainda são em grande medida — sujeitos à variadas formas de opressão e de discriminação. No entanto, ainda não é incomum a representação do negro como um povo homogêneo e de seus ancestrais, na África, como se fossem integrantes uma cultura única, ou até mesmo, aos mais desavisados, de um único “país”, destacou o vereador professor Toninho Vespoli.
A data escolhida para essa celebração se dá em função da realização na sede do Inzo Tumbansi, em 2017, do grande Seminário Internacional de Comunidades Tradicionais Bantu, ocasião em que se deu a instalação da Representação para Brasil, América Latina e Caribe do Centro Internacional de Civilizações Bantu (CICIBA), e que contou com a presença do Vereador autor do Projeto, diversas e variadas lideranças de terreiros de candomblé, membros da academia intelectual e personalidades do Brasil, África e da diáspora africana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *