Diretor geral do Centro Internacional de Civilizações Bantu (CICIBA), diplomata congolês Antonie Manda Tchebwa, confirma presença na cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa a Taata Katuvanjesi pela UNIFESP
O anfiteatro Marcos Lindenberg no campus da capital da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) será palco, no dia 10 de maio às 10h, da outorga do título de Doutor Honoris Causa a Taata Katuvanjesi (Walmir Damasceno) por sua importância na luta pela valorização da cultura bantu. O reconhecimento de sua atuação é de nível internacional e por conta disso, autoridades de países africanos já confirmaram presença. É o caso do diplomata congolês Antonie Manda Tchebwa, diretor geral do Centro Internacional de Civilizações Bantu (CICIBA).
O CICIBA que tem sede em Libreville, capital da República do Gabão, é a principal organização mundial dedicada ao estudo dos povos bantu. Criado em 1982, tem por missão favorecer o diálogo entre culturas dos 11 Estados membros que contam com 150 milhões de habitantes e falam 450 línguas locais. Os países membros do CICIBA incluem Angola, Camarões, República Centro-Africana, Comores, República Democrática do Congo, República do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Ruanda, São Tomé e Príncipe e Zâmbia. No Brasil, América Latina e Caribe o organismo tem sede em São Paulo tendo como representante diplomático responsável Tata Katuvanjesi.
Dentre as lideranças confirmadas citamos a diplomata Matilde Pedro Zeferino António, Chefe do Departamento de Direção para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores de Angola; Joachim Doste Rusangwa Muhirwa, Primeiro Conselheiro do Setor Cultural da Embaixada da República Democrática do Congo, em Brasília.
Do Brasil, espera-se a confirmação de personalidades do mundo político, como do Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; Ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; a Ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco; o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida; a ex-Ministra e ex-Reitora da Unilab, pedagoga Nilma Lino Gomes entre outras.
De iniciativa do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo, a proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa a Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno) foi aprovada por aclamação em sessão do Conselho Universitário (CONSU) da Unifesp em reunião realizada em novembro do ano passado, fato inédito na história da comunidade acadêmica intelectual e da universidade pública federal no estado de São Paulo.
Serviço:
O que: Autoridades africanas confirmam presença em outorga de título de Doutor Honoris Causa à liderança de candomblé em São Paulo
Quando e Onde: 10 de maio de 2024, às 10h, no Anfiteatro Marcos Lindenberg, na rua Pedro de Toledo, 697, Vila Clementino, zona sul de São Paulo.
Contato para entrevistas:
Taata Katuvanjesi (Walmir Damasceno): (11) 99339-1977