Kizoomba Minvu Sambuadi recebe atriz e jornalista da Rede Globo no Nzo Tumbansi

Itapecerica da Serra/SP – No último sábado, dia 18 de outubro, foi realizada a Kizoomba Minvu Sambuadi – Festa e Celebração dos sete anos de iniciação e reafricanização no candomblé congo-angola ou “Nkembo a nkotelo um mvu ampa” (festa da entrada num ano novo), do baiano da cidade de Itabuna, sul do Estado, Eduardo Bittar, de Mutaloombo; confirmação do Kambandu Muxiki n`goma, Ilciley Augusto Pereira, de Nkosi; das Makota Rosangela e Marta, respectivamente de Nlemba, e saída de cinco Muzenza.

Kizoomba-Minvu-Sambuadi

O evento aconteceu na sede do Ilabantu – Nzo Tumbansi em Itapecerica da Serra, região metropolitana sul da Grande São Paulo. A celebração conduzida por Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno, contou com a presença de inúmeros convidados e visitantes entre fiéis e seguidores do candomblé de vertentes diversas e da umbanda, além de uma convidada especial, a jornalista e atriz da TV Globo, Cintia Cordeiro, que foi homenageada pelo Líder e dirigente tradicional do terreiro de matriz congo-angola.

Cintia-Cordeiro

O apogeu da Kizoomba ficou por conta da manifestação dos Bankisi através de suas danças, demonstrando a força do culto envolto em uma atmosfera de fé, devoção e respeito. O publico presente puderam festejar e louvar as divindades e, em especial o bankisi Mutaloombo, Kavungu, Nkosi, Uambulu N`sema (Matamba), e Nzuumba, homenageados da noite.

A celebração festiva e tradicional contou com presenças ilustres como Tiago Nascimento, de Katende/RJ; Taata kwa Nkisi Mutadiamy, professor Mauricio F. Santos, entre outros. Ao final do evento todos puderam saborear pratos tradicionais da culinária afro baiana em uma grande confraternização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *