Taata Katuvanjesi confirma que Rei Bantu manifesta disposição de visitar o Brasil em 2015

Taata Katuvanjesi confirma que Rei Bantu manifesta disposição de visitar o Brasil em 2015

Itapecerica da Serra/SP – A cúpula do Nzo Tumbansi prepara a viagem do seu líder e coordenador nacional do Ilabantu, Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno, ao Reino do Bailundo, região central da República de Angola, em abril 2015 para uma visita a Armindo Francisco Kalupeteka “Ekwikwi V”, líder que substitui no cargo o Rei Augusto Katchitiopololo “Ekwikwi IV” falecido em janeiro de 2012.

Rei-Bailundo-Armindo-Francisco-Kalupeteca-Ekwikwi-VOssama (Rei) e Nassoma (Rainha) do Bailundo

A visita, que terá lugar na Ombala Mbalundo, reunirá diversas personalidades, entre governantes, deputados, autoridades tradicionais, membros da sociedade civil, além da população em geral. A presença de Taata Katuvanjesi é esperada com grande expectativa. Em caráter oficial, a visita também servirá para alinhar os detalhes da visita do Rei “Ekwikwi V” ao Brasil, cuja disposição em visitar o continente sul americano já foi manifestada pelo Soberano do Bailundo em contato telefônico mantido esta semana com Katuvanjesi. Sua passagem por terras brasileiras terá início em São Paulo, além de passar pelo Rio de Janeiro e pelo estado da Bahia. O acontecimento trata-se de um fato histórico, já que é a primeira vez que um Rei Tradicional Bantu visita o Brasil e a América Latina.

aguas-de-sao-paulo-walmir-damasceno-katuvanjesi-6Taata Katuvanjesi, Walmir Damasceno

A chegada do líder tradicional do Nzo Tumbansi ao palácio real será marcada por um ritual tradicional em que o Rei acende o fogo – em Umbundu diz-se “Okuchakanla Otchiyocola”- antecedido por uma cerimônia de apresentação do visitante à sociedade tradicional e família real, de acordo com os rituais da tradição Umbundu. Além disso, a cerimônia para homenagear o ilustre visitante será marcada por danças tradicionais, entre elas o tradicional Olundongo, dramas sobre a vida do Rei, historia da Ombala Mbalundo e outros atrativos próprios para estas ocasiões.

O abate de cabeças de gado também se destaca nos rituais de visita do dirigente tradicional brasileiro ao Rei do Bailundo. As bebidas quentes e espirituais, bem como a Kissangua (bebida feita de fubá de milho) serão indispensáveis nesta cerimônia, de acordo com informações do Soba Gambole, chefe do cerimonial do Palácio Real, através de contato telefônico com Taata Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno.

O Rei atual, neto do antecessor Augusto Katchitiopololo, nasceu em 24 de Março de 1974, na aldeia de Calondueio, comunidade de Luvemba, município do Bailundo, província do Huambo, região central da República de Angola. Armindo Francisco Kalupeteka “Ekwikwi V” foi eleito pela Corte da Ombala em 2008 como ajudante do Rei Katchitiopololo e em 2010 oficializado na função de Rei Adjunto.

3650397411_d3832a2016_zPovo Bailundo (Foto: J.E. Jack)

A sua maneira de dar solução aos problemas apresentados nos julgamentos tradicionais transmitiram confiança à Corte da Ombala em promovê-lo Rei, para além da sua afinidade sanguínea com o antecessor.

Na Ombala Mbalundo funcionam 35 sobas, dos quais oito permanentes que residem naquele local tradicional. Diariamente recebem dois a três julgamentos, principalmente os relacionados com usurpação de terrenos, dúvidas relacionadas à paternidade, abuso sexual e roubos.

Já passaram pela Ombala Mbalundo 35 Reis, o último foi Augusto Katchitiopololo “Ekwikwi IV”, antecedido pelo Rei Manuel da Costa “Ekuikui III” falecido em 1996. O reino foi fundado no século XV.

Arnaldo dos Anjos da redação Kimwanga-Nsangu – Ascom/Ilabantu

2 thoughts on “Taata Katuvanjesi confirma que Rei Bantu manifesta disposição de visitar o Brasil em 2015

  1. Lisiberth
    Gostaria de parabenizar o Taata Katuvanjesi, pois é um acontecimento de enorme importância para religião e principalmente para a cultura do nosso país, Estamos mais unidos do que nunca. Estou muito orgulhosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *