Rei Tradicional Bantu reafirma que visitará o Brasil

Rei Tradicional Bantu reafirma que visitará o Brasil

Bailundo/Huambo – Com a finalidade de esclarecer sobre a visita do Rei Tradicional Bantu ao Brasil, Soberano do Bailundo e em respeito aos povos e comunidades tradicionais de terreiros e do movimento negro brasileiro em geral, Armindo Francisco Kalupeteka “Ekuikui V”, manteve conversa telefônica na tarde de hoje (13/4) com Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno e aproveitou para desmentir boatos de que o mesmo desistiu de vir ao Brasil, viagem que estava prevista para se iniciar dia 4 deste mês.

ekuikui-katuvanjesi-luacute

Na oportunidade, Armindo Francisco Kalupeteka disse que disseminação de conversas descabidas não ajuda e nem fortalece a amizade entre os povos. Ele reafirmou que Taata Katuvanjesi que é o idealizador da ação, nunca antes pensada e nem posta em prática, continuará a frente do projeto e que o mesmo tem desempenhado papel fundamental, uma pessoa de alta dimensão e que hoje faz parte do Reino do Bailundo.

O Rei Ekuikui V disse que é norma no quadro jurídico angolano, as autoridades tradicionais têm dependência direta do Ministério da Administração do Território (MAT), estrutura que, direta e indiretamente, deve criar todas as condições políticas e logísticas para que um representante tradicional angolano se ausente do país. Além disso, uma autoridade tradicional de relevo, que representa o Reino do Bailundo, deve, necessariamente, requerer um pedido de deslocação ao Presidente da República para ele e para toda sua comitiva, processo já iniciado.

ekuikui-katuvanjesi

Os documentos sobre esses procedimentos cumprem o seu processo burocrático e, como resultado, a viagem que tinha sido agendada para 4 de abril é forçosamente alterada para permitir que as autoridades competentes possam decidir com a liberdade que se impõe sobre a viagem histórica de um Rei ao Brasil.

Enquanto tal procedimento se processa, a Comissão Intermediadora que prepara a viagem de um soberano angolano ao Brasil, vai continuar a aguardar pela decisão final do Governo angolano, para remarcar a ida de Ekuikui V, e assim que finalizar todo processo que envolve a viagem, data definitiva será oportunamente divulgada.

One thought on “Rei Tradicional Bantu reafirma que visitará o Brasil

  1. mauricio luande

    A notoriedade da visita do rei reafirma uma vasta discussão acadêmica e tradicional que centraliza a cidade de São Paulo mais uma vez na rota dos escravos pois atualmente a historia social, a antropologia e os estudos de linguagem remontam um passado colonial negro de profundidade bantu em termos de contribuições quantitativas e qualitativas na construção da cidade. Desde a construção do porto em São Vicente ao Vale do Anhangabaú as manifestações Bantu concentradas na igreja Nossa Senhora do Rosário no largo do Paissandu tais localidades nos asseguram a importancia deste encontro entre um soberano tradicional numa cidade que sempre lutou pra preservar sua identidade negra apesar da higienização Getulista. (Maurício Luandê)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *