Artista visual alemão Mario Pfeifer produzirá vídeo no Nzo Tumbansi

Artista visual alemão Mario Pfeifer produzirá vídeo no Nzo Tumbansi

Itapecerica da Serra/SP – Mario Pfeifer é um artista visual alemão que produziu trabalhos em diferentes meios – filmes, livros e instalações – em países variados – Índia, Chile, Estados Unidos, África do Norte.

MarioPfeifer_2015

Seu trabalho com frequência aborda a engajamento cultural de uma comunidade a partir de uma perspectiva global. No Chile, por exemplo, ele se debruçou sobre uma comunidade indígena em vias de desaparecimento, os Yaghans, e as possibilidades de criar conexões entre seu passado, seu patrimônio cultural, e o mundo contemporâneo.

Em São Paulo, Mario está desenvolvendo – com auxílio do seu assistente, o cientista social e fotógrafo, Rodrigo Rodrigues – uma pesquisa sobre as diferentes manifestações religiosas da cidade de São Paulo. A sua pesquisa se pauta principalmente pelas conexões entre sociedade e religião, com especial interesse em comunidades religiosas que tenham uma visão progressista e que se pensem dentro do contexto da sociedade contemporânea.

Nesse sentido, a Nzo Tumbansi apresenta especial relevância para a pesquisa de Mario Pfeifer, ligado a Fundação Cultural Berlin. Chamou a atenção do artista o papel de destaque de Taata Katuvanjesi – Walmir Damasceno, em estabelecer conexões com Angola na busca das formas originais do Candomblé que aqui ficou conhecido como Congo Angola, num processo que muitos antropólogos chamam de reafricanização – mas que Taata Katuvanjesi preferiu definir como “acrescentação” em conversa com Mario.

A Nzo Tumbansi também se destacou entre outras diferentes instituições religiosas pesquisadas pelo artista pela sua capacidade ao lado do Ilabantu em se posicionar e se engajar politicamente como defensora e divulgadora das religiões de matriz africana e da cultura negra em geral.

Baseado nesse interesse, Mario Pfeifer está em contato com Taata Katuvanjesi para colaborarem na produção de um vídeo a ser filmado na Nzo Tumbansi nos próximos meses.

2 thoughts on “Artista visual alemão Mario Pfeifer produzirá vídeo no Nzo Tumbansi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *