6ª Conversa de Terreiro mobiliza povos de matriz africana na maior capital econômica da América Latina

6ª Conversa de Terreiro mobiliza povos de matriz africana na maior capital econômica da América Latina

São Paulo/SP – Com presença e participação de lideranças de povos tradicionais de matriz africana de São Paulo, Rio de Janeiro e de outros pontos do País, o ILABANTU reunirá seguidores do candomblé e umbanda na “Sexta Conversa de Terreiro” para discutir o tema “O Tempo e a Ancestralidade: os desafios da dinâmica de uma nova época.

sexta_conversa_terreiro Fotógrafo e jornalista Pierre Michel Jean, do Haiti, acompanhado da
Maganza Ndembwemin, doutoranda da PUC Liliane Braga, de Matamba;
arqueóloga Paty Marinho; Makota Maza dia Nzambi, Tata Kambandu Loketala

O evento acontecerá dia 18 de setembro de 2016, a partir das 10h00 nas dependências do Terreiro de Candomblé Santa Barbara, a rua Ruiva, 90, bairro de Vila Brasilândia, zona norte da Capital paulista, e conta com apoio da Banda Mbeji, que significa Lua em kimbundu, liderada pela musicista e antropóloga Ariane Molina.

Vários especialistas entre cientistas sociais, educadores e lideranças de matriz africana serão recepcionados pela Nengwa Oyajidê, mãe Pulqueria Albuquerque; pelo Tata Kivonda (Axogun) Lembakaisy, Manoel Donato da Silva e toda comunidade do Terreiro de Candomblé Santa Bárbara.

O evento será coordenado por Kota Kitamazi N`ganga, a médica Eunice Bernardes, de Mutaloombô; Ndembwemi diá Nzambi (Liliane Braga), maganza de Uambulu N´sema(Bamburucema), doutoranda em História pela PUC-SP, educadora e pesquisadora do CECAFRO (Centro de Estudo Culturais Africanos e da Diáspora, da PUC-SP) e pelo doutor em sociologia pela UFSCar e professor da Unifesp, Deivison Nkosi, do Grupo Kilombagem, membro do Ilabantu/Nzo Tumbansi; e tem confirmada a participação do antropólogo Pedro Neto; o professor doutor Vagner Gonçalves (USP); babá Mario Filho (Oníwindé Ifáṣọlá Ifárinú) que fará uma exposição ligada a Ifá e a diáspora: aproximações à tradição ioruba entre outros assuntos.

Já arqueóloga e antropóloga Patricia Marinho (USP), falará sobre a importância das folhas e ervas na manutenção da tradição afro brasileira.

O evento contará ainda com a contribuição participativa do diretor de conteúdo e mídias sociais do ILABANTU/Nzo Tumbansi, maganza Lekwandan`xi – Erick Munhoz, de Lemba; o diretor de Desenvolvimento Cultural do Ilabantu/Nzo Tumbansi, Tata Mambulekwala, Arthur Sousa Brito, de Nzazi; Maganza Keza dia Nzambi, jornalista Uilian Tadeu Vendramin, de Lemba, diretor de Comunicação, Imprensa e Divulgação do ILABANTU/Nzo Tumbansi.

Do Rio de Janeiro participarão lideranças como Tata Kilondiri, pai Marcos de Nkosi e Tata Kiluanji, pai Geraldo de Oliveira, de Nlemba, respectivamente sacerdotes do Nzo Mundele Ia Nkosi Anga Nlemba, sediado em Itaipuaçú, Maricá, entre outros.
Durante o evento, haverá intervenções culturais da Companhia de Arte e Cultura Mangalê, sob a responsabilidade da atriz e ativista Preta Vani; o Afoxé Filhos de Ganga Zumba, de Cubatão, litoral sul paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *