Pela primeira vez na história terreiro de candomblé integra Conselho Estratégico da Universidade Federal de São Paulo

Fato histórico, pela primeira vez uma Comunidade Tradicional de Candomblé passa fazer parte do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Trata-se do Inzo Tumbansi, terreiro de candomblé kongo angola, de feição bantu, mantido e conservado pelo Instituto Latino Americano de Tradições Bantu (ILABANTU). O órgão, de caráter consultivo, tem nessa nova composição, desde presidente nacional da UNE a juízes, ex-reitores, uma vasta representação.
O CEUS/UNIFESP terá como finalidade o assessoramento do Conselho Universitário (Consu) e dos demais conselhos centrais da instituição, servindo como mais um espaço de diálogo institucionalizado entre a Universidade e a sociedade, em seus diversos segmentos, incluindo setor privado, público e terceiro setor.

O Conselho objetiva auxiliar na proposição e no debate de temas de interesse local, nacional e internacional que orientem as ações de ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, bem como nos programas e ações acadêmicas e nas metodologias de ensino inovadoras, tudo alinhado com as necessidades da sociedade brasileira. No rol de atuação do Conselho também está a colaboração com a avaliação do estudante egresso da Unifesp, a proposição de parcerias com movimentos sociais, órgãos de classe e entidades civis, além de parcerias público-privadas para investimentos estratégicos da Unifesp, incluindo novas infraestruturas e áreas de pesquisa.
O Conselho Estratégico Universidade Sociedade (CEUS), é composto por 65 entidades e conselheiros que foram aprovados pelo Conselho Universitário em sessão do último dia 7 de abril. A primeira sessão do Conselho ocorrerá virtualmente, quinta-feira, 15 de abril, a partir das 9h00, a fim de discutir importante pauta. Pelo ILABANTU, que representa o Inzo Tumbansi, tem como Conselheiro Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *