UNIFESP aprova por aclamação concessão de título de Doutor Honoris Causa a Tata Katuvanjesi

UNIFESP aprova por aclamação concessão de título de Doutor Honoris Causa a Tata Katuvanjesi

UNIFESP aprova por aclamação concessão de título de Doutor Honoris Causa a Tata Katuvanjesi

O Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade Federal de São Paulo (CONSU/UNIFESP), presidido pela professora Reitora Raiane Assumpção, aprovou hoje (8/11), por aclamação, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Tata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), proposta apresentada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB/ProEC.
A UNIFESP, instituição de ensino superior pública brasileira localizada no estado de São Paulo, rompe desafio a outorgar este título a uma autoridade tradicional de Terreiro de Candomblé Kongo Angola. O título é concedido a personalidades eminentes, nacionais ou internacionais, que tenham se destacado nas ciências, nas artes, na cultura, na educação e na defesa dos direitos humanos.
Tata Katuvanjesi, nascido nos porões do casarão da Fazenda Liberdade, zona rural de Barra do Rocha, sul da Bahia, é autoridade tradicional do Terreiro de Candomblé Inzo Tumbansi que tem se destacado pelo seu trabalho de pesquisas e estudos das culturas bantu, dando visibilidade a marcante presença dessa civilização africana no Brasil e sua contribuição na construção e formação da sociedade brasileira.
Idealizador e fundador do Instituto Latino Americano de Tradições Afro Bantu (ILABANTU), é coordenador geral adjunto do Movimento Federalista Pan Africano para América Latina e Caribe, representante do Centro Internacional de Civilizações Bantu (CICIBA), imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes do Estado de São Paulo (ACLASP), ativista na defesa de povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas e de terreiros, articulador cultural, palestrante. Recebeu diversas homenagens nacionais e internacionais. É uma das lideranças intelectuais de terreiro, políticas e espirituais mais importantes no panorama contemporâneo de defesa dos povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas, em particular, os Bantu, da diversidade cultural e dos direitos humanos.
Além de ter sido fonte consultada para a escrita de dezenas de pesquisas acadêmicas, Tata Katuvanjesi tem artigos publicados em conjunto com a professora e doutoranda da UFSB, Kamila Muxinandê (Roda de Saberes – Chamada de Angola: Caminhos para uma educação pluriversal), e com a professora Mariana Bracks Fonseca, da UFS (Matamba, a rainha guerreira no Candomblé Kongo Angola), que oferecem grandes contribuições direta a academia.
Na reunião do CONSU hoje coube à professora Ana Maria Espírito Santo, coordenadora do NEAB, apresentar a trajetória de Tata Katuvanjesi. Para sustentar a defesa ao título foram chamados o professor doutor Deivison Nkosi (UNIFESP), que explicitou a necessidade de novas epistemologias que reconheçam e valorizem os detentores dos saberes matriz africana; a professora Kamila Gomes Muxinandê (UNITINS), que reforçou o caráter educativo do pai e do terreiro, ao colocar em prática os princípios kindezi de Fu-Kiau, promovendo os valores ancestrais africanos e o acolhimento na comunidade; a professora Mariana Bracks Fonseca (UFS), que frisou que destacou a importância de Tata Katuvanjesi para a construção de relações diplomáticas, políticas, espirituais com autoridades africanas e latino-americanas e o professor Tigana Santana (UFBA), que destacou a importância do Tata na preservação dos valores ancestrais centro-africanos/ Bantu, outrora invisibilizados pela academia.
A proposta foi recebida com entusiasmo por conselheiros, estudantes e professores que se manifestaram favoravelmente e defenderam o alinhamento com os princípios da UNIFESP, cada vez mais democrática, plural e participativa.
Por uma questão de ações afirmativas e reparações, a Unifesp instituiu a Política Carolina Maria de Jesus propondo inclusão étnico-racial institucional e social de forma efetiva, o desenvolvimento de práticas de interferência no desenvolvimento científico, social e humano dentro e fora da universidade e a potencialização da formação e qualificação pessoal e profissional, preservando a excelência acadêmica.
Neste sentido, o reconhecimento do Tata Katuvanjesi contribui enormemente para cada um desses pontos. Tata vem oferecendo grandes contribuições à preservação e transmissão de saberes tradicionais de terreiro. Autoridade espiritual de uma comunidade de terreiro e portador de saberes tradicionais, é um articulador político, tem um longo histórico de lutas contra a ditadura e contra todas as formas de injustiça, idealizou muitas ações como ecoBANTU, Projeto de mapeamento de Terreiros em São Paulo, rede de divulgação do universo Bantu, TV Tumbansi, Site e outros meios de visibilidades das culturas bantu.
Com a aprovação por aclamação pelo Conselho Universitário (CONSU), a UNIFESP se prepara para a cerimônia de Outorga de Título Doutor Honoris Causa a Tata Katuvanjesi, em reverência a sua sabedoria ancestral e as suas imensas contribuições a sociedades brasileira.

9 thoughts on “UNIFESP aprova por aclamação concessão de título de Doutor Honoris Causa a Tata Katuvanjesi

  1. Tata Francisco

    Mukuyu kota dyame!
    Fico feliz em ver a comunidade acadêmica conferir merecidamente ao Senhor o titulo de Doutor Honoris Causa, fruto de uma trajetória leureada pelo notorio saber, no que tange as Tradições Religiosas dos Povos Bantus. Tal fato configura-se num importante marco sociologico gerador de encorajamento e retroalimentação da comunidade negra em sua totalidade, e em particular, aos adeptos das Religiões de Matriz Africana, na necessaria e continua luta pela ocupação dos espaços de poder que historicamente nos são negados.
    Parabéns!

  2. Neide Passos

    Mazelele Kiambote, Makuiu meu Pai ,me sinto honrada em fazer parte desta grande Ndanji, honraria mais que merecida , ao longo dos anos o Sr tem demonstrado a sociedade o quão importante e necessário são os espaços dentro dos terreiros de Matrizes Africanas , essa conquista é de todos os povos de terreiro através de sua pessoa…Que os Ancestrais o guie sempre no caminho do saber..
    Mameto Kwikiziame Dia Nzambi

  3. Antonio Filogenio de Paula Junior

    Parabéns querido Taata Katuvanjesi! A ancestralidade celebra conosco esse merecido reconhecimento. Ubuntu!

      1. Adilson Matos Cardoso

        Um excelente trabalho , abordando uma reverência ansestral a que nos pertencemos !
        Parabéns Taata Katuvanjesi e todos que colabora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *