Projeto “Samba de terreiro” planeja criação de registro histórico da memória de sambas tradicionais de comunidades de terreiro

Projeto “Samba de terreiro” planeja criação de registro histórico da memória de sambas tradicionais de comunidades de terreiro

Ilhéus, Itabuna/Ba – O projeto “Samba de terreiro”, que prevê a pesquisa, registro e divulgação da memória de sambas tradicionais criados e executados nas comunidades de terreiro do Litoral Sul da Bahia, fortalecendo a preservação da identidade das comunidades religiosas de matriz afro-brasileira, planeja ações que corroborem com a lei 10.639-03 (que prevê o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas) durante a “Semana da Consciência Negra”.

samba-de-terreiro

O objetivo dos coordenadores do projeto é a produção de um DVD e uma cartilha com base em entrevistas com membros dos mais tradicionais terreiros dos municípios de Ilhéus e Itabuna, para serem distribuídos gratuitamente nas escolas da rede pública de ensino dos municípios de Ilhéus e Itabuna, nas comunidades de terreiro e em espaços culturais.

As ações também incluem a produção de um show com o “Grupo Sambadíla” interpretando um repertorio baseado no material pesquisado. As atividades de exibição do DVD e apresentações artísticas acontecerão entre os dias 20 e 23 de novembro. A apresentação do “Sambadíla” acontecerá na sede do “Dilazenze”e o DVD terá exibição gratuita no “Terreiro Matamba Tombenci Neto” em Ilhéus, no “Terreiro Ilê Axé Oyá Funké” em Itabuna e na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) durante a Semana da Consciência Negra.

Proposto pelo musico percussionista Gilsonei Rodrigues (Mestre Ney), presidente do “Grupo Cultural Dilazenz”, o projeto “Samba de Terreiro” foi contemplado no edital “culturas identitárias” de “Fomento a Cultura-Fundo de Cultura da Bahia” e conta com o apoio na coordenação pedagógica do Prof. Dr. Andre Rosa Ribeiro, coordenador do CEDOC – UESC (centro de documentação e memória).

Arnaldo dos Anjos, da redação Kimwanga-Nsangu – Agência de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *