Segundo encontro fraterno entre Kambondos, Huntós e Alagbês será realizado em Belford Roxo/RJ

Segundo encontro fraterno entre Kambondos, Huntós e Alagbês será realizado em Belford Roxo/RJ

Rio de Janeiro/RJ – Lideranças e membros de comunidades tradicionais de matriz africana vão realiza dia 19 de julho deste ano na sede do Ilê Axé Ojú Obá Ògò Odò, na rua Amaro Brandão, 101, Parque São José, em Belford Rôxo, município da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, mais uma edição de um evento marcante: o II Encontro Fraterno entre Kambando(s), Huntós e Alagbês. Realizado pela primeira vez em 28 de novembro do ano passado, a reunião este ano tem a novidade de contar com a representação das tradições de outras regiões, como São Paulo e Belo Horizonte.

encontro-fraterno-kambondos-huntos-alagbes

O encontro deste ano tem por um dos objetivos apresentarem “As semelhanças e diferenças entre as casas de Candomblé e suas iniciativas”. “O encontro ganhou uma dimensão que está nos surpreendendo”, diz o Taata Kambondo Ricardo Euandilu, coordenador do certame.

“Será um espaço onde os religiosos de matriz africana vão atualizar as discussões de interesse e ter notícias da diversidade que caracteriza a prática religiosa em cada casa e nação”, aponta Euandilu. Ele também destaca a presença de participantes de outras cidades brasileiras.

“O candomblé tem uma dinâmica muito interessante, tanto interna como externa. Mesmo mantendo tradições, ele precisa dialogar com todas as variantes e ramificações a fim de entender suas sacralidades”, argumenta o Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi – Walmir Damasceno, que participará do evento, como convidado.

Uilian T. Vendramin, da redação Kimwanga-Nsangu – Agência de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *