O soberano Tchongolola Tchongonga I, novo Rei do Bailundo, do povo Ovimbundu de Angola, conversa neste domingo, 1 de agosto, às 14h00 do Brasil, 18h00 de Angola, com Tata Katuvanjesi (Walmir Damasceno), no canal da Resistência – TV Tumbansi, transmitido pelas plataformas digitais YouTube e Facebook. Para quem não conseguir assistir ao vivo terá opção de ver no endereço https://inzotumbansi.org/
A região do Bailundo, na província do Huambo, foi dado o nome do primeiro soberano que, vindo do norte, fundou e reinou durante muitos anos naquele que foi o maior, mais poderoso e influente reino da parte central de Angola. A embala (casa-grande), sede do Soma Inene (monarca) situava-se em Halavala, na localidade hoje designada de Bailundo.
O Reino do Bailundo, fundado no século XV, foi sucessivamente atacado pelas tropas portuguesas durante o século XIX, tendo os mais conhecidos suseranos que ali reinaram resistido às confrontações militares até ao ano de 1896.
E uma super vergonha ter o novo rei de Bailundo por em quanto o antecessor está em vida ,nas tradições geral das nossas administrações,o rei não morra nem desapareça .isso quer dizer ,o rei é eterno,o indivíduo que é sujeita a morte . É mais um super atentado cultural,neste momento o Portugal está se felicitando e se orgulhar do trabalho de alienação que ele efetuou no território dos NGOLA. É triste…